Mulher exilada durante menstruação morre isolada com os dois filhos no Nepal

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Katmandu, 10 jan (Lusa) - Uma mulher e os dois filhos morreram isolados numa aldeia remota do Nepal devido a uma tradição religiosa hindu que obriga mulheres a exilarem-se durante a menstruação.

A mulher de 35 anos e os dois filhos foram encontrados mortos por familiares, na quarta-feira, numa pequena cabana em Bajura, a cerca de 400 quilómetros a noroeste da capital, Katmandu.

O chefe do distrito de Bajura, Chetraj Baral, acredita que as mortes se deveram à inalação de fumo.

De acordo com o jornal Kathmandu Post, a cabana, construída para as mulheres da família praticarem o chamado "Chhaupadi", não tinha janelas nem ventilação.

A tradição religiosa hindu "Chhaupadi", praticada na parte ocidental do Nepal, proíbe as mulheres de estarem em contacto com outras pessoas durante o período de menstruação.

Em 2005, o Supremo Tribunal do país proibiu a prática, hoje punível com pena de prisão.

Ainda assim, nos últimos dois anos, pelo menos quatro mulheres morreram no Nepal em situações semelhantes.

FST // JMC

Lusa/FIM

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.