Polícia australiana deteve homem que terá enviado pacotes suspeitos para consulados e embaixadas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sydney, Austrália, 10 jan (Lusa) - A polícia australiana deteve um homem que terá enviado 38 pacotes suspeitos a consulados e embaixadas estrangeiras nas cidades de Melbourne, Camberra e Sydney, informaram hoje as autoridades.

O indivíduo, de 48 anos, foi detido em sua casa, em Shepparton, no estado de Victoria, na noite de quarta-feira, devendo ser presente hoje a um juiz no Tribunal de Magistrados de Melbourne.

Pelo menos dez missões diplomáticas, a maioria em Melbourne, reportaram a entrega de pacotes suspeitos na quarta-feira, receando que estes poderiam conter uma substância perigosa.

A Polícia Federal Australiana e a Polícia de Victoria emitiram um comunicado conjunto no qual se informa que, até agora, foram recuperados 29 desses pacotes, estando a ser realizados testes forenses para determinar a composição exata do material, que não é considerada perigosa e não ameaça o público em geral.

A polícia identificou todos os destinatários e está a realizar diligências para recuperar os restantes pacotes.

Vários consulados estrangeiros foram evacuados na quarta-feira em Melbourne, com as autoridades a informarem que estavam a investigar múltiplos casos de pacotes suspeitos entregues em diversas missões diplomáticas.

Contactada pela agência Lusa, fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse que nenhuma das representações diplomáticas portuguesas, nomeadamente em Sydney, Melbourne e Camberra recebeu qualquer pacote suspeito".

Algumas das missões diplomáticas em Melbourne, que receberam estes pacotes com potenciais substâncias perigosas, são os consulados dos Estados Unidos, Índia, França, Hong Kong, Nova Zelândia, Itália, Suíça, Paquistão e Grécia, informou a estação televisiva ABC.

Policias, equipas de bombeiros e ambulâncias foram observadas em várias missões diplomáticas, incluindo as da Índia, Itália, Espanha e Alemanha.

Os incidentes acontecem depois que um pacote suspeito ter sido intercetado no consulado argentino em Sydney, na segunda-feira, no qual a polícia recolheu uma amostra de uma substância para testes, cujos resultados ainda não foram revelados.

JMC (DD/SO) // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.