Rio não se compromete com aprovação do plano de investimentos e critica baixa execução do anterior

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 jan (Lusa) -- O presidente do PSD, Rui Rio, avisou hoje o Governo que o partido não estará disponível para aprovar "a correr" o plano nacional de investimentos do executivo, e criticou a baixa execução do anterior.

"Está em vigor neste momento um plano parecido, batizado em 2014 como Peti3+, e a esse plano de investimentos falta executar neste momento 80%", apontou Rui Rio, em conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa, durante a reunião da Comissão Política Nacional do PSD.

Segundo as contas do líder do PSD, o Governo executou até agora uma média de 300 milhões de euros, mas propõe-se executar no próximo plano 20 mil milhões em dez anos, seis vezes mais.

"Quais as razões para o falhanço em matéria de investimento público? Se não identificarmos as razões, como faremos seis vezes mais?", questionou.

Questionado se o PSD está disponível para aprovar o diploma do Governo, Rui Rio não se comprometeu.

"A nossa posição é a de sempre: disponíveis para fazer acordos e falar com os outros partidos em matérias estruturais para o futuro de Portugal", disse.

No entanto, se o objetivo do Governo for "limpar a sua fraca execução" do plano de investimentos anterior ou aprovar o diploma "a correr em 15 dias ou um mês", então não poderá contar com o PSD, assegurou.

Rui Rio salientou também a importância de serem ouvidos os autarcas neste processo e para a necessidade de dar atenção a "pequenos investimentos" que podem ter um efeito multiplicador na economia.

Questionado sobre a opinião do Presidente da República favorável à abolição das propinas -- contra a posição do PSD e da que tinha Marcelo Rebelo de Sousa quando era líder do partido -, Rio escusou-se a fazer comentários, dizendo "respeitar totalmente" as posições do chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa enquadrou hoje a posição que assumiu na terça-feira sobre o fim das propinas a prazo, defendendo que é estratégico e se impõe como objetivo nacional recuperar o atraso que Portugal mantém nas qualificações.

Numa nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa refere que, "enquanto cidadão, sempre foi favorável à existência de um regime de propinas, considerando que os montantes deviam refletir a capacidade económica dos que as pagavam, de forma direta ou com recurso a esquemas de ação social escolar".

"E, como presidente da Comissão Política Nacional do PSD, optou, em 1997, pela abstenção na votação da proposta de lei do Governo socialista, viabilizando-a, sem com ela, cabalmente, concordar", acrescenta.

No entanto, argumenta que "a experiência destes últimos vinte anos mostra que o país não recuperou o seu atraso nas qualificações como seria desejável, daí a necessidade de se enfrentar a questão de estrangulamento na passagem do ensino secundário para o ensino superior".

SMA (IEL) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.