Apesar do frio o distrito de Vila Real tem registado vários fogos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 09 jan (Lusa) -- O tempo seco, apesar de frio, o combustível disponível nos solos e o uso do fogo para atividades humanas são algumas das explicações apontadas para os vários incêndios registados no distrito de Vila Real, segundo fontes da Proteção Civil.

Desde sexta-feira que se têm verificado algumas ocorrências de incêndios no distrito, apesar das baixas temperaturas que se fazem sentir. O helicóptero estacionado no centro de meios aéreos de Vila Real tem sido ativado diariamente para intervir no distrito transmontano e também nos distritos limítrofes.

O comandante distrital de operações de socorro, Álvaro Ribeiro, explicou que as temperaturas têm estado baixas, contudo "não tem havido precipitação e a humidade relativa chega a atingir os 40 ou 50%, o ar é muito seco, o que aliado ainda a alguns momentos em que há vento, facilita a progressão dos incêndios".

Um dos concelhos mais afetado tem sido Montalegre.

O vereador da Proteção Civil de Montalegre, David Teixeira, afirmou à agência Lusa que o concelho tem contabilizado "uma média diária de cinco incêndios".

Este está a ser um inverno seco, não há humidade e há muito mato, ou seja, matéria combustível disponível nos solos. A juntar a isto está, segundo o responsável, a atividade humana, como o uso do fogo para a renovação de pastagens, situações que às vezes se descontrolam e acabam por originar fogos.

O fogo é ainda usado para, por exemplo, a queima de sobrantes.

David Teixeira referiu que "o normal", há uns anos, "era estar a nevar no concelho nesta altura" e, por isso, frisou, que o que se passa é "fruto das alterações climáticas".

A primeira intervenção aos fogos está a ser feita pelas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), existentes nas corporações de Montalegre e de Salto, no mesmo concelho, mas o vereador defende que são necessárias mais equipas.

"As EIP são, de facto, a solução de proximidade em territórios do interior, onde a população é envelhecida, porque estes fenómenos vão sendo cada vez maiores", salientou.

Esta tarde, um fogo que deflagrou numa zona de povoamento florestal na localidade de Nogueiró (Montalegre) mobilizou 26 operacionais, oito viaturas e dois aviões provenientes de Viseu.

O comandante dos bombeiros de Salto, Hernâni Carvalho, disse à Lusa que o fogo "começou com grande potencial", numa zona de pinhal com continuidade e que "causou grande preocupação".

"Felizmente a rápida mobilização e intervenção dos meios permitiu dominar a ocorrência", salientou.

Hernâni Carvalho explicou que "apesar do frio que se faz sentir, os combustíveis têm bastante disponibilidade para arder".

Quanto à origem deste fogo, ressalvou que esta será investigada pelas entidades competentes, no entanto, referiu que, na sua opinião, a única explicação é "haver mão humana por detrás".

"Nestas áreas mais rurais, nesta altura do ano, há de facto um registo grande de ocorrências. O trabalho nos incêndios vai muito além daquilo que é a época e verão e por isso é que tem se pensar no dispositivo em todos os meses do ano", salientou.

Pelas 19:00, segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), verificavam-se quatro incêndios no distrito de Vila Real, um em Covelo do Gerês e outro em Pereira, ambos no concelho de Montalegre.

O fogo em Nogueiró estava dado como dominado e um outro em Canedo, Ribeira de Pena, estava em conclusão.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Oficiais da justiça protestam pela "falta de respostas urgentes"

Os oficiais de Justiça de Guimarães vão concentrar-se em protesto à porta do Palácio da Justiça na Praça da Mumafona, em Guimarães, na manhã desta quarta-feira, apurou o Porto Canal.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.