Montijo: Meia centena de pessoas protestam contra obra e entregam memorando

| Política
Porto Canal com Lusa

Montijo, Setúbal, 08 jan (Lusa) - Meia centena de elementos da Plataforma Cívica Aeroporto BA6-Montijo Não! manifestaram-se hoje contra a escolha daquela base aérea para aeroporto complementar ao de Lisboa e entregaram ao Governo um memorando defendendo a construção no campo de tiro de Alcochete.

"Entregámos o memorando e um conjunto de documentos ao assessor do primeiro-ministro que, no essencial elencam um conjunto de razões que nos levam a dizer que a opção pelo Montijo é a pior das opções. Se houvesse uma espécie de concurso para escolher a pior sítio, era o Montijo que era eleito, de certeza absoluta, por todas as razões: ambientais, saúde pública, tudo aquilo que possamos imaginar", disse à agência Lusa José Encarnação, da plataforma cívica contra o novo aeroporto no Montijo, no distrito de Setúbal.

"Nesse conjunto de documentos, demonstrámos - com matéria de facto, estudos e trabalhos que têm sido feitos ao longo dos anos por muita gente, designadamente pelo engenheiro Carlos Matias Ramos aquando da sua presidência do Laboratório Nacional de Engenharia Civil - que se o Governo quisesse abrir o concurso público para iniciar as obras para construção do novo aeroporto no campo de tiro de Alcochete podia fazê-lo já amanhã", acrescentou.

No caso do campo de tiro (localizado sobretudo na freguesia de Samora Correia, em Benavente, distrito de Santarém, e ainda em Canha, no concelho do Montijo), "há estudos, há cálculos económico-financeiros já feitos e há uma Declaração de Impacto Ambiental que está em vigor até 2.022, porque foi sendo sucessivamente renovada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA)", sublinhou o representante.

José Encarnação falava à agência Lusa durante uma concentração que decorreu sem incidentes na rotunda de acesso à Base Aérea do Montijo, onde decorria a cerimónia de assinatura do acordo sobre o modelo de financiamento para a construção do novo aeroporto e o reforço da capacidade do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Os manifestantes gritaram várias palavras de ordem contra a escolha da Base Aérea do Montijo, que dizem ser uma "má solução" para a construção do futuro aeroporto.

"Não há nenhuma razão objetiva para dizer que não a de Alcochete, por se tratar de uma solução mais cara ou uma solução impossível. Alcochete só não é possível porque a VINCI [que integra a Ana -- Aeroportos de Portugal] não quer. E o Governo submete-se aos interesses da VINCI", acrescentou José Encarnação durante o protesto.

O representante disse ainda não compreender o que considera ser o favorecimento da VINCI na escolha do Montijo, mas afirmou-se convicto de que mais tarde ou mais cedo se terá de avançar também para a construção de uma segunda alternativa ao aeroporto de Lisboa, provavelmente no campo de tiro de Alcochete.

Presente no protesto, o presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia (CDU), um dos municípios que deverão ser fortemente afetados pela construção do futuro aeroporto do Montijo -- por ter dezenas de milhares de pessoas a viver na Baixa da Banheira, na zona debaixo do cone de aproximação e de descolagem do futuro aeroporto -, disse que "o país vai pagar caro" por esta opção.

"A escolha do Montijo é uma solução que o país vai pagar caro, porque se vai esgotar rapidamente no tempo, porque tem impactos graves sobre o ambiente e sobre o potencial de desenvolvimento do estuário do Tejo, que pode ser um dos grandes fatores de atração para o turismo, lazer, desporto, e para a preservação ambiental desta área metropolitana. E agora vai-se fazer um aeroporto, o que não atrai, antes vai afastar as pessoas", disse.

Para o cidadão Manuel Fernandes, um dos cerca de 50 manifestantes e que também integra a plataforma cívica, o futuro aeroporto do Montijo é "um atentado, porque põe em causa a saúde pública e a segurança aérea.

"Vivem aqui mais de uma centena de milhar de aves que vão forçosamente chocar com os aviões a baixa altitude. Se uma ave de grande porte choca com o vidro do `cockpit´ de um avião, ou quando são sugadas pelos reatores, o piloto pode ficar sem condições para evitar uma tragédia", disse.

O acordo assinado hoje prevê um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028 pela ANA -- Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos.

Em falta está ainda o Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

GR // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.