Transações de escritórios em Lisboa caem 24% em 2013 - Cushman&Wakefield

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 fev (Lusa) - O número de transações no mercado dos escritórios de Lisboa registou uma queda de 24% em 2013 face ao ano anterior, tendo sido efetuadas 185 transações, numa área total de 77.800 metros quadrados, segundo um estudo hoje conhecido.

No estudo 'MarketBeat Portugal', hoje publicado, a Cushman&Wakefield refere que a taxa de desocupação dos escritórios da zona de Lisboa "corrigiu face a 2012", argumentando que "a crise económica forçou as empresas a otimizarem os seus custos".

O mercado dos escritórios de Lisboa registou, em 2013, os níveis mais baixos de procura desde que há registos, segundo a consultora Cushman & Wakefield, com uma taxa de desocupação de 12,2%, de acordo com a consultora especializada em serviços de imobiliário.

"Prevê-se que ao longo de 2014, a recuperação da conjuntura económica nacional venha a ter um impacto gradual e positivo na procura, sustentado por um maior movimento no mercado, inclusive de alguns processos de maior dimensão. Relativamente às rendas, antecipa-se uma manutenção das mesmas, embora os custos de ocupação devam vir a aumentar por via de uma progressiva diminuição dos incentivos oferecidos pelos proprietários", refere a consultora.

No segmento residencial, a Cushman&Wakefield refere que houve "alguma melhoria" em 2013, mas alerta que as perspetivas para este ano são marcadas pela incerteza.

O recente aumento das compras de casa sem recurso a empréstimo bancário, essencialmente por parte de investidores privados e parcialmente justificado pelo efeito dos 'vistos golden', deverá repetir-se ao longo de 2014.

"Contudo, a procura motivada por este tipo de negócios não tem ainda dimensão para provocar a retoma do mercado no seu todo. A compra de habitação com recurso a crédito é ainda o principal motor da procura no mercado residencial urbano, e a sua retoma apenas poderá acontecer de forma sustentada com o regresso de condições de financiamento acessíveis às famílias portuguesas", lê-se no documento.

Em relação aos investidores institucionais, a consultora entende que as perspetivas para 2014 "são positivas, ainda que limitadas pelo enquadramento de crise em que Portugal ainda se encontra" e antecipa "uma confirmação do regresso dos investidores institucionais, bem como a manutenção, possivelmente com maior dinamismo, do interesse de investidores privados".

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.