Saúde do Norte com plano de contingência para o frio e "ligeiro aumento" de procura

Saúde do Norte com plano de contingência para o frio e "ligeiro aumento" de procura
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) está a “monitorizar diariamente” as unidades de cuidados primários “nos termos do plano de contingência” para o frio, tendo registado apenas “um ligeiro aumento” da procura.

“São situações às quais estamos a responder e a acompanhar. Até ao momento, apenas numa ou noutra unidade se alargou o horário de funcionamento e reforçou a equipa”, disse à Lusa fonte oficial da ARSN, referindo-se ao Serviço de Atendimento Complementar do Covelo, Porto, e ao de Braga, respetivamente.

De acordo com a mesma fonte, “não tem havido situação ou procura que justifique” outros alargamentos ou reforços, nomeadamente devido à gripe que a diretora-geral da Saúde admitiu na sexta-feira que pudesse entrar em período epidémico no prazo de uma semana.

“De uma forma geral, estamos a monitorizar diariamente as unidades de saúde primárias em toda a região, apenas nos termos do plano de contingência definido para o efeito”, observou a ARSN, em resposta a questões da Lusa.

Quanto aos hospitais, a ARSN diz que se tem “notado, momentaneamente, um ou outro pico, mas em nada comparável (para já) com o que se verificou em períodos homólogos de anos anteriores”.

Quanto aos alargamentos de horário das unidades de cuidados de saúde primários (vulgo centro de saúde), a ARSN referiu apenas a situação do serviço de Atendimento Complementar da Unidade do Covelo, na zona do Porto Oriental.

Desde “há uns dias” que, neste espaço, o atendimento funciona durante a semana até à meia-noite (antes encerrava às 23:00) e ao fim-de-semana está aberto entre as 09:00 e as 18:00 (antes encerrava às 17:00).

A ARSN referiu ainda que, em Braga, o Atendimento Complementar reforçou o serviço “com um médico”.

As temperaturas mínimas vão continuar muito baixas em Portugal continental pelo menos até ao final da semana, podendo chegar aos 05 graus negativos em algumas regiões do território, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a especialista do IPMA Ângela Lourenço, as temperaturas mínimas vão estar com valores abaixo de zero e mesmo perto do litoral vão estar perto dos zero graus ou 01 grau.

“Nas regiões do interior, as temperaturas mínimas podem atingir -05 ou -04. No que diz respeito às máximas, os valores vão estar relativamente elevados e a rondar os 16/17 graus”, disse.

Os locais mais frios durante o dia, segundo a meteorologista, são aqueles em que o nevoeiro pode levar mais tempo a dissipar, estando previstas máximas de 09 graus.

Por causa da persistência de temperaturas mínimas baixas, o IPMA colocou 14 distritos de Portugal continental (Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Guarda, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro) até às 10:00 de quarta-feira.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.