Marcelo ouviu as Janeiras e fez apelo à tolerância, contra radicalismos

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 jan (Lusa) -- O Presidente da República assistiu hoje às tradicionais janeiras no Palácio de Belém, pela Sociedade Musical de Vouzela, e fez um apelo ao "espírito de família", à tolerância, que se evite a violência e a radicalização.

Em Dia de Reis, e depois de ouvir uma mistura de janeiras tradicionais e um miniconcerto de Ano Novo, que incluiu "Ave Maria", de Gunot, ou "Pompa e Circunstância", de Elgar, na sala das Bicas, Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu e quis deixar "quatro palavras".

As janeiras, afirmou, "traduzem o espírito desta época", mas que deve "transitar para as outras épocas ao longo ao ano", em que se deve respeitar a riqueza de quem pensa "de maneira diferente".

"Seria insuportável de viver numa sociedade que fosse toda igual, igual nas ideias, nos projetos, nas ambições das pessoas, nas carreiras, nos sonhos", afirmou.

Para Marcelo, é preciso "saber conjugar as ideias", que são diversas, mas deve também existir "um respeito recíproco, uma aceitação do pensamento dos outros".

É preciso, disse, "saber não ultrapassar nunca um limite, um patamar que afaste a violência, a agressividade excessiva, que afaste as tentações ou provocações no sentido de radicalizar o que depois empobrece o espírito de família".

O chefe do Estado convidou a Sociedade Musical Vouzelense a cantar as Janeiras em Belém, depois de ter visto os músicos, na sua maioria jovens, nas férias de Verão de 2018, quando visitou zonas do país afetadas pelos grandes incêndios do ano anterior.

NS // MCL

Lusa/fim

+ notícias: Política

Após polémica, adjunta do ministro das Finanças recua e decide não assumir funções

Patrícia Dantas recua e não vai assumir funções de adjunta do ministro das Finanças, de acordo com nota enviada pelo gabinete do Ministro das Finanças.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".