Fernando Andrade: "Vou fazer tudo para ser feliz aqui"

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

Fernando Andrade é reforço do FC Porto até 30 de junho de 2023. O avançado brasileiro foi contratado ao Santa Clara e assinou um contrário válido por quatro épocas e meia com o clube portista, passando a vestir a camisola número 37 do FC Porto.

Atualizado 04-01-2019 16:55

Depois de realizar o último jogo pelo Santa Clara na quarta-feira, Fernando Andrade apresentou-se no Porto para começar a trabalhar nesta sexta-feira com o plantel azul e branco. Aos 25 anos, o jogador natural de São Paulo atinge o ponto mais alto da carreira, depois de ter representado São Caetano, Vissel Kobe, Guarani, Rio Branco, Oriental, Penafiel e Santa Clara.

Jogando como segundo avançado ou extremo, o brasileiro marcou 19 golos em 57 jogos ao serviço da equipa dos Açores. Segue-se o FC Porto, um desejo antigo de Fernando Andrade, que chegou a Portugal em 2015.

Um sonho realizado
“Desde que cheguei a Portugal, disse a pessoas bem próximas que a minha vontade era jogar no FC Porto, isso há três anos e meio. Hoje estou a ter essa oportunidade e este é um sonho realizado para mim. Estou muito feliz. A partir do momento que dei a minha palavra ao presidente, não tive qualquer dúvida.”

Um desejo antigo
“Quando estava no Brasil já acompanhava bastante o FC Porto. Lembro-me de ver o Carlos Alberto ser campeão europeu na equipa treinada por José Mourinho. Nunca fui muito próximo dele mas tenho amigos em comum com o Carlos Alberto e lembro-me dele a ser campeão europeu pelo FC Porto, quando eu ainda era pequeno. Essa vontade de jogar aqui, essa ligação ao FC Porto, já vem lá do Brasil, não é de agora.”

O maior desafio da carreira
“Os adeptos podem esperar tudo de mim. Sou um jogador que sempre correu pelo seu clube. Dei sempre o máximo nos clubes pode onde passei. Esta é uma grande oportunidade, estou a encarar este desafio como o maior da minha vida e espero aproveitá-lo da melhor maneira. Vou fazer tudo para ser feliz aqui.”

Lutar por oportunidades
“Sei que posso encaixar bem no esquema tático do FC Porto porque costumo ver todos os jogos da equipa. Vou procurar o meu espaço e, quando tiver a oportunidade, vou procurar agarrá-la da melhor forma possível. É um novo desafio para mim, não será nada fácil, mas tenho a vantagem de já estar em Portugal há três anos e meio e conhecer bem o futebol português.”

Que mensagem tem para os adeptos?
“Mensagem? Prefiro demonstrar dentro do campo. O que o FC Porto tinha de fazer, já fez por mim. Agora é a minha vez, quero retribuir este carinho das pessoas do FC Porto.”

___

O avançado brasileiro Fernando Andrade, proveniente do Santa Clara, é o primeiro 'reforço de inverno' do FC Porto, tendo assinado um contrato por quatro épocas e meia, anunciou hoje o campeão nacional de futebol no site oficial.

Fernando Andrade, de 25 anos, que rubricou um compromisso até junho de 2023 com o líder destacado da I Liga portuguesa, vai vestir a camisola número 37 dos 'dragões' e já estará a partir de hoje à disposição do treinador Sérgio Conceição.

Depois de ter disputado o último jogo pelo Santa Clara na quarta-feira, no qual marcou o único golo da equipa açoriana, de grande penalidade, na derrota por 2-1 na receção ao Tondela, Fernando Andrade chegou ao Porto no dia seguinte, altura em que assinou o contrato com o FC Porto.

O jogador brasileiro, natural de São Paulo, atinge o ponto mais alto da carreira, depois de ter representado no Brasil o São Caetano, Guarani e o Rio Branco e no Japão o Vissel Kobe, antes de chegar a Portugal, em 2015, onde já alinhou no Oriental, Penafiel e Santa Clara.

Fernando Andrade, que esta época marcou quatro golos em 15 jogos pelo clube dos Açores, nono classificado da I Liga, confessou que "jogar no FC Porto é um sonho tornado realidade" e que não teve dúvidas no momento da escolha.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.