São Paulo defende em Paris a sua candidatura à Expo 2020

| Mundo
Porto Canal / Agências

São Paulo, 11 jun (Lusa) - Representantes da cidade de São Paulo defendem na quarta-feira, em assembleia do Bureau Internacional de Exposições (BIE), em Paris, a candidatura do município para sede da Exposição Universal em 2020.

A exposição final do projeto da cidade será feita pelo prefeito Fernando Haddad, às 11:05 (10:05 de Lisboa), e a apresentação da candidatura contará com a participação da atriz portuguesa Maria de Medeiros. A apresentação da canddiatura conta ainda com a presença do vice-Presidente brasileiro, Michel Temer.

São Paulo concorre com outros quatro municípios: Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Ecaterimburgo, na Rússia, Ayutthaya, na Tailândia, e Izmir, na Turquia. A divulgação da sede escolhida está prevista para novembro.

A Expo é o terceiro maior evento internacional em termos de impacto económico e cultural, atrás do Mundial de Futebol e dos Jogos Olímpicos - ambos os eventos serão realizados no Brasil em 2014 e 2016, respetivamente.

O tema da candidatura de São Paulo é "Força da Diversidade, Harmonia para o Crescimento" e vai realçar a presença de pessoas de diversas partes do mundo na cidade, vivendo em paz. Outra estratégia da cidade para sensibilizar os membros do BIE é mostrar os benefícios que o evento pode deixar em Pirituba, o bairro da periferia que receberá a Expo 2020 caso ela ocorra no Brasil.

O investimento total no bairro, segundo o governo municipal de São Paulo, pode chegar a 20,7 mil milhões de reais (7,24 mil milhões de euros), incluído infraestruturas, construção de um centro de eventos e a gestão do local durante a Expo.

O projeto inclui a utilização de cinco milhões de metros quadrados para a construção de um complexo com parques, centros comerciais, hotéis, auditórios, uma universidade e o centro de exposições e eventos. Caso vença a disputa, São Paulo poderá receber mais de 30 milhões de visitantes entre maio e novembro de 2020.

Cada Expo também costuma deixar um legado arquitetónico e, em São Paulo, a intenção é a de que seja construída uma torre de observação e de geração de energia renovável.

FYB // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.