Info

Governo adia para sexta-feira reunião com sindicatos dos enfermeiros

Governo adia para sexta-feira reunião com sindicatos dos enfermeiros
| Política
Porto Canal com Lusa

O Governo adiou para sexta-feira a reunião com os dois sindicatos que convocaram a greve cirúrgica dos enfermeiros, segundo as estruturas sindicais.

A reunião para reatar as negociações sobre a carreira de enfermagem estava marcada para hoje na Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e foi adiada a pedido da tutela para sexta-feira, adianta a Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) e o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor).

Em declarações à agência Lusa, a presidente da ASPE, Lúcia Leite, adiantou que o adiamento da reunião poderá dever-se ao Governo precisar de mais tempo para apreciar a proposta apresentada pelos sindicatos.

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) anunciou na quarta-feira que vai desconvocar o primeiro de dois períodos de greve que tinham início este mês, uma forma de “criar espaço para as negociações”, mas mantendo o segundo pré-aviso de uma paralisação prevista entre 14 de janeiro e 28 de fevereiro.

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) também já desconvocou a greve que tinha agendada para entre os dias 08 e 11 de janeiro.

Os enfermeiros reivindicam uma carreira que contemple a categoria de enfermeiro especialista, além de exigirem uma redução na idade da reforma, reivindicações que estiveram na base da greve em blocos operatórios que levou ao adiamento de milhares de cirurgias entre 22 de novembro e final de dezembro.

+ notícias: Política

CIM do Cávado diz que "há ministros menos descentralizadores" daí o processo "ser manco"

O Ministro da Administração Interna (MAI) esteve, esta terça-feira, reunido com os autarcas dos seis municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado. O tema da descentralização marcou o encontro, uma vez que os municípios da região rejeitaram a transferência de competências. Ricardo Rio, presidente da CIM do Cávado, afirma que "há ministros menos descentralizadores" do que Eduardo Cabrita, daí o processo de descentralização "ser mais manco" do que a CIM gostaria.

Rui Moreira quer retirar à Área Metropolitana do Porto competências sobre STCP

O presidente da Câmara Municipal do Porto afirmou esta terça-feira que é intenção do executivo "retirar definitivamente" à Área Metropolitana do Porto as competências de monitorização que exerce sobre a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

Rui Rio pede resolução dos problemas das bolsas e do alojamento no Ensino Superior

O líder do PSD defendeu esta terça-feira que "o país tem de ter um Governo que resolva o problema das bolsas e do alojamento" no Ensino Superior, considerando que um jovem não pode desistir dos estudos por falta de financiamento.

Atualizado 26-06-2019 11:05

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.