Greve por mais assistentes operacionais fecha escola secundária em Braga

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Escola Secundária de Maximinos, em Braga, está hoje sem aulas até às 10:30, devido à greve dos assistentes operacionais, que se queixam que “são poucos” e exigem a contratação de mais pessoal, disse à Lusa fonte sindical.

Orlando Gonçalves, do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte, explicou que os assistentes operacionais não conseguem dar o “acompanhamento devido e necessário” aos cerca de 400 alunos, 21 dos quais com necessidades educativas especiais.

“Estamos a falar de cinco invisuais, de três com mobilidade em cadeira de rodas e de outros com deficiências bastante profundas, que exigem um acompanhamento muito próximo”, referiu.

Lembrou que se trata de uma escola “grande”, dividida em blocos, uma situação que “põe ainda mais a nu” a escassez de funcionários.

Segundo Orlando Gonçalves, a escola tem atualmente 14 assistentes operacionais, “quando, segundo as contas do próprio ministério, deveria ter 17”.

“Mas, tendo em conta o elevado número de alunos com necessidades educativas especiais, serão precisos, pelo menos, uns 20”, referiu.

Para o sindicalista, a escassez de funcionários “choca com a propaganda do Governo na chamada escola inclusiva”.

“Falam em escola inclusiva, mas depois não dão os meios necessários para que essa inclusão seja efetiva e plena”, referiu.

A greve dos assistentes operacionais começou às 08:00 e prolonga-se até às 10:30.

Até lá, a escola está fechada.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.