Bancos reduzem financiamento do BCE em Janeiro para mínimos de 2 anos - Banco de Portugal

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 fev (Lusa) - Os bancos portugueses reduziram a dependência do Banco Central Europeu (BCE) em janeiro, para os 47.009 milhões de euros, um valor que já não era tão baixo desde janeiro de 2012, segundo o Banco de Portugal.

De acordo com os números hoje divulgados pelo banco central, o valor dos empréstimos do BCE à banca portuguesa fixou-se nos 47.009 milhões de euros em janeiro, atingindo assim um mínimo de dois anos.

Este montante já não era tão baixo desde janeiro de 2012, mês em que os empréstimos do BCE concedidos aos bancos nacionais atingiram os 46.476 milhões de euros.

Os bancos portugueses têm recorrido à cedência de liquidez do BCE para ultrapassar os constrangimentos sentidos no mercado interbancário europeu, tendo vindo a reduzir esta dependência desde junho de 2012, quando os empréstimos atingiram um valor recorde de 60.502 milhões de euros.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.