Câmara de Vila do Conde atenua subida da fatura da água de 6% para 4%

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara Municipal de Vila do Conde vai atenuar a subida da tarifa da água no concelho, tendo acordado com a empresa Indaqua que o aumento, em 2019, será de 4% e não de 6% como estava previsto.

Atualizado 03-01-2019 11:28

O anúncio foi feito hoje pela presidente da autarquia vila-condense, depois de negociações com a empresa que detém a concessão do fornecimento e distribuição de água no município que geraram um memorando de entendimento que terá, ainda, de ser ratificado pelas entidades competentes.

"Conseguimos alterar determinadas cláusulas do contrato, indo ao encontro da vontade dos vila-condenses de verem minimizados os custos na fatura da água. Foi um trabalho moroso, de grande complexidade a nível financeiro, mas em que conseguimos um entendimento que nos parece ter impacto significativo para os vila-condenses", disse Elisa Ferraz.

A autarca revelou, ainda, que durante as negociações com a Indaqua ficou acordado que, a partir deste ano, todas as novas ligações das habitações à rede passam ser gratuitas, havendo, também, o compromisso de a empresa aumentar a abrangência do sistema de distribuição e saneamento nas freguesias que ainda não têm cobertura total.

"Para o futuro, e durante toda a concessão, as novas ligações à rede, assim como as tarifas associadas, passam ser gratuitas, havendo, ainda, a garantia da Indaqua de continuar a investir nas infraestruturas no concelho, levando-as a Bagunte, Ferreiró, Outeiro e Parada", acrescentou a autarca.

Elisa Ferraz reconheceu que para estas negociações a Câmara de Vila do Conde teve de colocar em cima da mesa algumas contrapartidas à empresa, nomeadamente abdicando de parte do valor das rendas cobradas à Indaqua pela utilização do sistema municipal, que representa uma receita anual a rondar os 400 mil euros.

"Tivemos de dar contrapartidas financeiras, negociando parte das rendas que o município recebe, num valor que não chega a metade do total que arrecadamos, mas que em breve, quando o processo estiver fechado, com as adendas ao contrato de concessão, será divulgado", partilhou a presidente de Câmara.

Para atenuar, também, a subida da fatura da água, a autarquia vila-condense decidiu não atualizar a tarifa relativa ao sistema de recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos.

Todos estes aspetos relativos aos tarifários terão de ser aprovados na reunião do executivo vila-condenses, assim como na Assembleia Municipal local, precisando, ainda, de um parecer da ERSAR, a entidade reguladora.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).