Número de crianças mortas ou feridas no Afeganistão aumenta 30 por cento - ONU

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cabul, 11 jun (Lusa) -- O número de crianças mortas ou feridas no conflito no Afeganistão foi de 524 no primeiro semestre de 2013, um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior, anunciou hoje a missão afegã da ONU (UNAMA).

O responsável da UNAMA, Jan Kubis, revelou, numa conferência de imprensa, que, entre janeiro e junho, o número de crianças vítimas da violência da guerra afegã correspondeu a 21% do total de civis mortos ou feridos no conflito.

Kubis declarou também que o número de civis vítimas de eventos violentos no país aumentou em 24%, em relação ao mesmo período de 2012, tendo sido 2.499 pessoas atingidas.

A maior parte das vítimas civis, cerca de 74%, são atribuídas pela UNAMA a ações dos rebeldes talibãs e outros grupos opositores e foram provocados sobretudo pela detonação de artefactos explosivos, cerca de 41% do total.

O responsável da ONU sublinhou que os líderes do movimento talibã aceitaram reunir-se com representantes da ONU para encontrar um modo de reduzir o número de vítimas civis no conflito e que esse diálogo começará dentro em breve.

No entanto, as mortes por operações da missão da NATO no Afeganistão não são incomuns e causam muita tensão entre o Governo afegão e as tropas estrangeiras.

A guerra no Afeganistão é um dos mais sangrentos conflitos desde o seu início, há mais de uma década, ainda que o número de mortes de soldados seja o mais baixo desde 2005.

As tropas da NATO estão em pleno processo de retirada do Afeganistão, estando a transferir a responsabilidade da segurança, de forma gradual, para a polícia e para o exército do país.

A retirada terminará em 2014, segundo os prazos previstos, mas a comunidade internacional quer manter alguma presença militar em solo afegão para além desta data.

CSR // MLL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.