Operação "Natal Tranquilo" regista 129 acidentes com dois feridos graves na terça-feira

Operação "Natal Tranquilo" regista 129 acidentes com dois feridos graves na terça-feira
| País
Porto Canal com Lusa

A operação "Natal Tranquilo" registou no quinto dia, terça-feira, 129 acidentes na estrada, que resultaram em dois feridos graves e 41 feridos ligeiros, segundo os dados provisórios da GNR.

Com estes dados, mantém-se em 14 o número de vítimas mortais nas estradas, sob jurisdição da GNR, desde o início da operação "Natal Tranquilo", que arrancou às 21:00 da passada sexta-feira e termina hoje.

Na terça-feira, dia de Natal, de acordo com a GNR, o distrito de Lisboa foi aquele em que se registaram mais acidentes de viação (19), seguido de Braga (15), Aveiro (14) e Porto (12).

Os dois feridos graves foram registados em acidentes ocorridos nos distritos de Braga e Porto.

A GNR tem em curso desde sexta-feira e até hoje a Operação "Natal Tranquilo", que prevê o reforço do patrulhamento e da fiscalização nas vias com maior tráfego nesta altura do ano no país.

A operação conta com a participação de mais de 1.400 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais.

O objetivo é, segundo a GNR, prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, no sentido de lhes proporcionar uma deslocação em segurança.

Nesta operação, a GNR está mais atenta a manobras perigosas, à correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, à utilização indevida do telemóvel e ao excesso de velocidade, nas zonas sob sua jurisdição.

A corporação vai também estar atenta à não circulação na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares, bem como à incorreta ou a não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças.

A GNR aconselha os condutores a fazerem um planeamento cuidado das viagens, evitando os períodos do final do dia, quando se prevê maior intensidade de tráfego, a descansarem antes de efetuar a viagem e a, pelo menos de duas em duas horas, ou sempre que necessário, pararem e descansarem.

É também recomendado aos condutores que adequem a velocidade às condições climatéricas, ao estado da via e volume de tráfego, que mantenham a calma em situações de elevada intensidade de tráfego e que evitem manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou contribuir para a ocorrência de acidentes.

Por fim, a GNR pede anda a adoção de uma condução atenta e defensiva.

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.