Parque tecnológico de Cantanhede beneficia com parceria com Brasil - Autarca

| Economia
Porto Canal / Agências

Cantanhede, 11 jun (Lusa) -- O presidente da Câmara de Cantanhede considerou hoje que o Biocant Park, parque tecnológico instalado no concelho, vai ser uma "plataforma de entrada em Portugal das empresas e centros de investigação brasileiros do setor".

João Moura reagiu assim à assinatura do memorando de entendimento entre o Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil e o Biocant Park, com envolvimento do Ministério da Educação e da Ciência de Portugal.

Promovido pelo Município de Cantanhede, em parceria com a Universidade de Coimbra e a Universidade de Aveiro, o Biocant Park é um parque científico e tecnológico especializado em biotecnologia e tem instaladas 30% das empresas e entidades do setor existentes em Portugal.

"Tendo em conta a dimensão da indústria brasileira nesta área, que é uma das mais fortes a nível mundial, facilmente se percebem os benefícios que o Parque de Biotecnologia de Portugal pode retirar da cooperação prevista no memorando de entendimento, quer no que diz respeito à evolução da investigação, inovação e transferência de tecnologia em biotecnologia, quer do ponto de vista económico", disse João Moura.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em visita a Portugal nos últimos dias, destacou as parcerias possíveis entre os dois países, nomeadamente quanto a centros de investigação.

Está atualmente em curso a segunda fase do Biocant, estando agendada para setembro a inauguração do UC-Biotech, para onde o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC) transferirá as suas valências de investigação.

Prevista para breve está também a edificação do Biocant III, para albergar mais um conjunto de empresas de biotecnologia que se encontram em lista de espera, estimando-se que a curto prazo venham a estar em atividade no Biocant Park cerca de 400 investigadores altamente qualificados.

O acordo entre as várias instituições, que começou a ser desenhado há "alguns anos", como explicou João Moura, prevê como objetivos o apoio à instalação, no Biocant Park, de empresas de capital e tecnologia brasileira que pretendam operar no mercado europeu, dinamizar a transferência de biotecnologia entre os dois países, elaborar um Programa Internacional de Formação Avançada em Biotecnologia em conjunto com as Universidades que participam no Biocant, bem como estabelecer a harmonização dos programas e projetos comuns de pesquisa.

O memorando de entendimento refere ainda que será objeto de esforços de ambas as partes "a criação do 'Centro de Pesquisa Luso-Brasileiro em Biotecnologia' no Biocant Park" e define como modalidades de cooperação "o intercâmbio de cientistas, técnicos, peritos e estudantes".

SSS // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.