Juros da dívida portuguesa sobem após anúncio de emissão a 10 anos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 fev (Lusa) - Os juros da dívida portuguesa a 10 anos subiram hoje, depois de ter sido anunciado que Portugal contratou um sindicato bancário para emitir dívida a 10 anos.

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, Portugal contratou um sindicato bancário para fazer uma emissão de dívida a 10 anos, ou seja, com maturidade em fevereiro de 2024. O sindicato é composto pelo Barclays, pelo Banco Espírito Santo (BES), pelo Citi, pelo Credit Agricole, pelo RBS e pelo Société Generale.

A Bloomberg, que citou uma fonte próxima da operação que pediu anonimato, adiantou ainda que a emissão deverá ocorrer num futuro próximo. Normalmente, o anúncio do sindicato bancário responsável antecede em um ou dois dias a operação.

Pelas 16:10, os juros da dívida portuguesa a 10 anos estavam nos 4,96% e começaram a subir a partir daí, depois do anúncio de que tinha sido mandatado um sindicato bancário para emitir títulos cujo pagamento vence em 2024, fechando nos 4,99%.

Comparando com a sessão anterior, os juros da dívida a 10 anos aumentaram hoje seis pontos base, passando dos 4,92% a que fecharam na sexta-feira para os 4,99% de hoje.

Em maio de 2013, Portugal emitiu pela última vez títulos de dívida a 10 anos, no valor global de três mil milhões de euros, a uma taxa de juro de 5,669%.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.