FC Porto passa para os quartos-de-final da Taça de Portugal após vencer o Moreirense por 4-3

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

O FC Porto garantiu nesta terça-feira o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal, ao vencer o Moreirense por 4-3, no Estádio do Dragão.

Atualizado 19-12-2018 17:56

Bom espetáculo de futebol uma noite fria de dezembro, com os campeões nacionais a demonstrarem capacidade de resposta e os visitantes a dificultarem ao máximo a tarefa, sem impedirem a 14.ª vitória consecutiva da equipa portista.

Sérgio Conceição tinha alertado para o desgaste provocado pelo calendário apertado e viagens prolongadas. Ao quinto jogo desde o início de dezembro, vindo de deslocações à Turquia e aos Açores, o treinador apostou em várias novidades no onze para manter um ritmo de jogo elevado, condizente com as aspirações do FC Porto na Taça de Portugal.

Fabiano ocupou a baliza azul e branca, tal como aconteceu nas eliminatórias anteriores, e sofreu um golo a frio, na sequência de um lance de contra-ataque. Heriberto Tavares surgiu com espaço na esquerda e cruzou para a finalização de Texeira.

Os campeões nacionais sofreram dois rudes golpes em igual número de minutos. Pouco depois do tento madrugador do Moreirense, Otávio apresentou problemas físicos e teve de ser substituído. Hernâni saltou do banco para dar o seu contributo, uma vez mais, para a recuperação.

O Estádio do Dragão foi palco de mais uma reviravolta portista, mais uma demonstração de caráter e resiliência, com resposta rápida ao cenário adverso. Felipe fez o empate de cabeça, após pontapé de canto cobrado por Alex Telles e Hernâni completou a cambalhota num lance de findo recorte.

Ao minuto 16, Danilo recuperou a bola a meio-campo e serviu o esquerdino. Hernâni assistiu Adrián López – outra das caras novas no onze – e o espanhol, já na área, devolveu ao extremo para um remate violento e colocado, na passada. Terceiro golo do extremo, sempre como suplente utilizado.

O FC Porto recuperava a pose rapidamente e mantinha um cerco apertado ao Moreirense. Ainda antes do 2-1, Éder Militão já tinha cabeceado com muito perigo. Até final da primeira parte, os campeões nacionais criaram oportunidades atrás de oportunidades, pecando na finalização. Após cinco ocasiões flagrantes para a equipa de Sérgio Conceição - André Pereira (25m), Marega (32m e 34m), Danilo (35m), Felipe (38m) -, seriam os minhotos a marcar o segundo, contra a corrente do jogo. Já em cima do intervalo, Iago Santos antecipou-se a Marega e respondeu com um bom cabeceamento a um livre frontal.

Exigia-se nova resposta aos campeões nacionais e ela surgiria uma vez mais, contra todos os obstáculos. No arranque da segunda metade, Danilo Pereira foi claramente agarrado por Loum, no interior da área do Moreirense, e a equipa de arbitragem trocou o respetivo castigo máximo por um cartão amarelo para o internacional português, por protestos.

Sem desvios no seu rumo, embora fosse natural algum desgaste físico, o FC Porto continuou a rondar a baliza de Pedro Trigueira e acabou por ultrapassar a inspirada oposição do guarda-redes do Moreirense. À terceira, Moussa Marega garantiu nova vantagem. Depois de perder os duelos ao minuto 52 e ao minuto 58, o avançado maliano aproveitou um excelente lance de Yacine Brahimi – tinha entrado pouco antes – para se isolar e assinar o 3-2.

O Moreirense, que rubricou uma boa exibição na noite fria do Estádio do Dragão, lutou até ao fim contra o seu destino. Marega bisou nos minutos finais, com um toque primoroso sobre Pedro Trigueira, após grande passe de Brahimi, e Heriberto Tavares respondeu com um remate violento e colocado, de fora da área, para fechar a contagem. Jogo bem disputado e missão cumprida, com esforço e capacidade de sacrifício.

Veja aqui os golos da partida:

Texeira 8'

 

Felipe 13'

 

Hernâni 16'

 

Iago 46'

 

Marega 66'

 

Marega 89'

 

Heriberto 92'

 

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.