Coreia do Sul anuncia cancelamento das negociações com Pyongyang

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 11 jun (Lusa) -- A Coreia do Sul anunciou hoje o cancelamento das negociações ao mais alto nível com o regime norte-coreano, previstas para quarta-feira em Seul, após algumas divergências protocolares.

"Não existirão conversações amanhã [quarta-feira]", declarou uma porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano, encarregado das relações entre as duas Coreias, sem precisar se o encontro foi adiado ou anulado.

Poucas horas antes destas declarações, fontes governamentais de Seul, que preferiram não ser identificadas, indicaram que tinham surgido algumas dificuldades relacionadas com a composição das delegações dos dois países para este encontro interministerial.

Após vários meses de forte tensão militar, na sequência de um terceiro teste nuclear norte-coreano, em fevereiro último, a Coreia do Sul propôs no passado dia 06 de junho a realização deste encontro ao mais alto nível para renovar o diálogo entre os dois países, divididos há seis décadas.

A proposta foi então apresentada pelo ministro da Unificação sul-coreano, Ryoo Kihl-jae, e depois de Seul ter anunciado, pouco antes, que aceitava a proposta do Norte de iniciar, pela primeira vez nos últimos anos, conversações oficiais sobre várias questões polémicas comerciais e humanitárias.

Os últimos encontros deste tipo foram organizados pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha, em 2010.

Os contactos oficiais entre as duas Coreias foram suspensos, depois do naufrágio de uma corveta atacada com torpedos - de acordo com Seul - lançados por um submarino norte-coreano, a 26 de março de 2010, causando a morte de 46 marinheiros.

Seul e Pyongyang continuam tecnicamente em guerra, já que o conflito de 1950-53 terminou com a assinatura de um armistício e não de um tratado de paz.

SCA (EJ) // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.