Ordem dos Médicos lamenta incidente com helicóptero do INEM

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 dez (Lusa) -- A Ordem dos Médicos lamentou hoje o incidente ocorrido com o helicóptero do INEM e expressou o seu "profundo reconhecimento" e homenagem aos quatros profissionais que perderam a vida na queda da aeronave no sábado em Valongo.

Quando ainda se desconhecem as causas de "tão lamentável acidente", a Ordem dos Médicos (OM) enaltece "a dedicação exemplar" do médico, da enfermeira, do piloto e do copiloto que seguiam a bordo do helicóptero Augusta A109S ao serviço do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Os quatro profissionais "aceitaram enfrentar condições meteorológicas bastante adversas para ajudar a salvar mais uma vida", sublinha o comunicado.

"O espírito de missão destes profissionais, que faleceram ao serviço da humanidade, ajudou a salvar muitas vidas", afirma no comunicado o bastonário da OM, Miguel Guimarães.

Para Miguel Guimarães, "são um exemplo" de "coragem, resiliência e dedicação a uma causa maior, salvar vidas. Uma missão heroica que honra todos os portugueses".

"Neste momento de profunda dor e consternação", a Ordem dos Médicos expressa "o seu profundo sentido de reconhecimento e homenagem aos quatro seres humanos que perderam a vida e endereça sentidas condolências aos familiares, amigos e a todos aqueles que fazem a emergência médica em Portugal".

O incidente ocorreu quando o helicóptero regressava à sua base, em Macedo de Cavaleiros, Bragança, após ter realizado uma missão de emergência médica de transporte de uma doente grave para o Hospital de Santo António, no Porto.

Este é o acidente aéreo mais grave ocorrido este ano em Portugal, elevando para seis o número de vítimas mortais em acidentes com aeronaves desde janeiro.

HN // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.