Chefe do Governo de Macau em Pequim para balanço da ação governativa

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 16 dez (Lusa) - O chefe do Governo de Macau, Chui Sai On, encontra-se em Pequim para fazer um balanço da ação governativa de 2018 e uma antecipação do seu último ano à frente do Executivo, anunciaram no sábado as autoridades.

Na capital chinesa, Chui Sai On tem encontro marcado com os dirigentes do país, de acordo com um comunicado.

Em declarações à imprensa antes da partida, no aeroporto de Macau, o líder afirmou que o Governo "continua firme no trajeto de desenvolvimento económico e na melhoria do bem-estar social", sendo estes os princípios orientadores da ação governativa, refere a mesma nota.

Já em antecipação do próximo ano, Chui Sai On prometeu continuar a trabalhar para acelerar o posicionamento do território como "Centro mundial de turismo e lazer" e uma "Plataforma de serviço comercial entre a China e os países da língua portuguesa".

Na apresentação das Linhas de Ação Governativa (LAG) para 2019, em meados de novembro, Chui Sai On já sublinhara que o reforço de cooperação económica e cultural com os países lusófonos é uma das prioridades para o próximo ano, o seu último na chefia do executivo de Macau.

Fernando Chui Sai On, antigo secretário para os Assuntos Socais e Cultuta, foi eleito em 2009, por um período de cinco anos, e reeleito em 2014.

Por outro lado, Macau quer corresponder "ao grande projeto nacional de desenvolvimento", integrado em estratégias regionais. Neste sentido, vai continuar a participar na iniciativa nacional "Uma Faixa, uma Rota" e na construção da "Grande Baía", acrescentou.

Nas LAG para o próximo ano, constam aumentos nos apoios sociais e redução de impostos que irão custar aos cofres do território cerca de 2,5 mil milhões de euros.

FST // FST

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.