Oeste cria academias para incentivar população a fazer desporto e reduzir risco de doenças

| Política
Porto Canal com Lusa

Torres Vedras, Lisboa, 15 dez (Lusa)- Os centros de saúde e os municípios de cinco concelhos do norte do distrito de Lisboa estão a implementar academias para cidadãos que, por indicação médica, necessitam de praticar desporto e reduzir o risco de doenças.

O programa, considerado inovador no país, procura "responder à necessidade de reabilitar e aumentar a mobilidade e autonomia das pessoas", promovendo a saúde e prevenindo o risco de doenças, explicou à agência Lusa António Martins, diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul, ao qual pertencem os centros de saúde do Cadaval, Lourinhã, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

A primeira Academia da Mobilidade arrancou em 2017 na Lourinhã, estendendo-se depois ao Sobral de Monte Agraço.

No Cadaval e Torres Vedras, os respetivos municípios e centros de saúde estabeleceram parcerias nesse sentido nas últimas semanas, juntando-se Mafra, onde o protocolo é assinado na segunda-feira. As três academias começam a funcionar em pleno em janeiro.

"A prática do exercício físico ou atividade física regular é fundamental para prevenir doenças que são fatais, como as doenças cardiovasculares, diabetes, o excesso de peso e até mesmo o sedentarismo", frisou o ACES Oeste Sul.

Dados do Instituto Ricardo Jorge indicam que 38,9% da população tem excesso de peso e 28,7% é obesa. Portugal tem também um elevado consumo de antidepressivos.

Só em Torres Vedras, por exemplo, dos 91.694 utentes inscritos no centro de saúde, seis mil são diabéticos e mais de seis mil são hipertensos.

O programa destina-se a utentes destes centros de saúde que possuam grau de dependência ligeira a moderada ou patologias cardiovasculares, respiratórias, metabólicas, osteoarticulares, neurológicas, depressão ou excesso de peso e que sejam referenciados pelo médico de família.

Duas centenas e meia de pessoas já aderiram ao programa, que tem como objetivos incentivar o exercício físico, aumentar a mobilidade e combater o sedentarismo e as doenças.

"Na Lourinhã e no Sobral de Monte Agraço, é notória a diminuição dos valores tensionais e das glicemias" em resultado do aumento da mobilidade dos aderentes, adiantou António Martins.

"As academias não são propriamente ginásios", advertiu, contudo, o responsável, esclarecendo que a frequência da academia decorre apenas durante seis meses, como primeiro incentivo para os cidadãos começarem a praticar desporto de forma autónoma.

Cada academia tem três sessões semanais, entre 30 e 60 minutos de duração, cada uma com capacidade para 15 a 20 participantes, acompanhados por técnicos.

Nos cinco concelhos, o programa envolve seis fisiologistas do desporto, sete enfermeiros de reabilitação e duas fisioterapeutas.

Além do exercício físico, as academias incentivam os participantes a adotarem a dieta mediterrânica, mais saudável.

As câmaras municipais e os centros de saúde destes concelhos dividem entre si as despesas de contratação dos técnicos e dos seguros de todos os participantes.

Em Torres Vedras, onde o programa vai chegar a mais de uma centena de pessoas por cada semestre, além da cidade, estão a ser implementadas academias nas freguesias de Runa, Ventosa e Ramalhal.

O ACES Oeste Sul pretende, no futuro, alargar o programa a crianças e jovens com problemas de excesso de peso, já que, apesar de estar a decrescer, a obesidade infantil afeta 11,7% das crianças em todo o país.

O ACES Oeste Sul possui 223.534 utentes, espalhados pelos cinco centros de saúde.

FYC // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".