Instituto da Língua Portuguesa deve garantir financiamento com parcerias - CPLP

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 dez (Lusa) -- O novo secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) defendeu hoje que o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) deve fazer parcerias com organizações internacionais para garantir verbas para permitam a projeção global do português.

A cultura, em particular a projeção da língua portuguesa, é uma das três grandes prioridades definidas pelo novo secretário executivo da organização, Francisco Ribeiro Telles, que hoje toma posse em Lisboa, só assumindo, no entanto, funções no próximo dia 1 de janeiro.

As outras duas prioridades do diplomata são a mobilidade no espaço CPLP e a política dos oceanos, disse o até agora diplomata português, em entrevista à agência Lusa.

Por isso, no contexto da língua, "é importante a CPLP dotar-se de meios para acompanhar a projeção do português" no mundo. E dessa forma, indica "o reforço do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), que está sediado em Cabo Verde, parece-me fundamental. Dotá-lo dos meios financeiros e humanos necessários para que assuma o seu verdadeiro papel", defendeu.

"Existem as contribuições dos estados membros, mas será necessário reforçar, ou, pelo menos, é necessário que os estados membros cumpram com as suas obrigações financeiras em relação ao IILP. Já isso ajudaria bastante", afirmou.

"Por uma razão ou por outra, há atrasos nos pagamentos" de cada membro, admitiu, "e isso prejudica o próprio funcionamento do IILP".

Porém, para garantir que o IILP tenha as receitas necessárias e estáveis para fazer o seu papel de ensino do português, é preciso "tentar também outras formas de financiamento junto de organizações e de projetos a que o IILP possa concorrer", defendeu.

O português é "uma das línguas que mais cresce no mundo, e hoje em dia há a perspetiva que haja 450 milhões de falantes de português, em 2050, e de 500 milhões até 2100, a maioria dos quais do continente africano", acrescentou.

ATR // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.