Prémio Pessoa: Vencedor trata áreas científicas "de absoluto interesse público"

| País
Porto Canal com Lusa

Seteais, Sintra, 14 dez (Lusa) -- O cientista Miguel Bastos Araújo foi distinguido hoje com o Prémio Pessoa por um "mérito científico" no trabalho sobre biodiversidade, clima e geografia, e as "áreas científicas que trata são de absoluto interesse público", afirmou Viriato Soromenho Marques, do júri.

"Um grande cientista, com uma vasta obra muito referenciada, é dos mais citados autores portugueses na literatura científica. Há um mérito científico. As áreas científicas que trata são de absoluto interesse público", disse Soromenho Marques aos jornalistas.

No entender de Viriato Soromenho Marques, Miguel Bastos Araújo trabalha as questões das alterações climáticas, da macroecologia "há muitos anos, e que se tornam críticas devido à situação" em que nos encontramos hoje, de falta de consenso internacional sobre os problemas das alterações climáticas.

Segundo este elemento do júri, Miguel Bastos Araújo, nascido em 1969, licenciado em Geografia, é um "investigador já maduro, embora jovem, muito reconhecido internacionalmente, que nunca deixou o país", pelo que o prémio dará maior visibilidade ao percurso científico "que é invisível do grande público".

O presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, disse aos jornalistas que o nome de Miguel Bastos Araújo foi proposto pelo público, por alguém exterior ao júri, e frisou que o prémio é atribuído a uma pessoa e não a uma causa, ainda que se tenha falado da urgência de discussão sobre o problema ambiental.

"Partimos de uma lista muito grande até chegarmos a um nome", afirmou o presidente do júri, referindo que não foi unânime, mas consensual.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.