Ministra do Mar destaca "maturidade" e "empenho" no acordo com estivadores

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa 14 dez (Lusa) -- A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, destacou hoje "a maturidade, empenho e sentido de responsabilidade" que permitiram alcançar um acordo entre os sindicatos e os operadores portuários que garante a paz social no Porto de Setúbal.

"É uma solução em que todos ganham", disse Ana Paula Vitorino, após a assinatura de um acordo entre o Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) e os operadores portuários, sob mediação do Governo, para o regresso ao trabalho dos estivadores do Porto de Setúbal.

Este acordo prevê a passagem imediata a efetivos de 56 trabalhadores precários (mais 10 a 37 numa segunda fase) e o levantamento de todas as formas de luta, incluindo a greve ao trabalho extraordinário.

O acordo põe fim a um conflito com os estivadores precários de Setúbal que recusavam apresentar-se ao trabalho desde o dia 05 de novembro e garante também a prioridade na atribuição de trabalho aos atuais trabalhadores eventuais que não sejam integrados nos quadros dos operadores portuários, face a outros que ainda não estejam a laborar no Porto de Setúbal.

Segundo Ana Paula Vitorino, este acordo permite atingir dois grandes objetivos que tinham sido fixados nesta negociação: a eliminação da "precariedade incompreensível e com conceitos ultrapassados que existia" e, por outro lado, retomar a rota de crescimento do Porto de Setúbal e da economia nacional.

Questionada pelos jornalistas, a governante rejeitou que o Governo tenha realizado qualquer iniciativa com vista à aplicação de uma requisição civil.

"Não foi sequer equacionada a requisição civil neste caso", disse.

Com o acordo foram também fixadas medidas para todos os efetivos do Porto de Setúbal, prevendo regras mínimas remuneratórias e de repartição do trabalho.

No acordo é definido ainda o compromisso de "continuar a trabalhar de forma a garantir melhor regulação e supervisão do setor", destacou a ministra.

ICO // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.