Círculo de Artes Plásticas de Coimbra celebra seis décadas com exposição

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 14 dez (Lusa) - O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) arranca a celebração do 60.º aniversário com uma exposição em que 15 jovens artistas dialogam com a história da instituição, terminando em novembro de 2019, com a bienal Anozero.

A exposição é inaugurada no sábado, às 17:00, e é organizada por dois artistas que estiveram ligados a dois períodos distintos do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Cristina Mateus, nos anos 1990, e Nuno Sousa Vieira, que tem trabalhado atualmente com a instituição, disse à agência Lusa o diretor do CAPC, Carlos Antunes.

Os dois artistas acabaram por pegar em três peças do arquivo e da coleção do CAPC e "convocaram um conjunto de 15 artistas, todos eles muito jovens, para pensarem num Círculo de Artes Plásticas que se adivinha para os próximos 60 anos", explanou.

Para Carlos Antunes, esta abordagem permite "pensar o Círculo de Artes Plásticas como uma continuidade e não como uma permanente exaltação do passado, que é o que as instituições tendem a fazer quando têm um grande peso da história".

"Não podemos viver à sombra da história. Temos que fazer coisas como se tivéssemos acabado de nascer ontem", frisou.

A exposição, intitulada "No dia seguinte está o agora", poderá ainda ser aumentada e transformada, tendo aberto candidaturas para que outros artistas proponham intervenções para aquela mostra, que poderão ser feitas após a inauguração, no sábado.

A exposição vai estar patente até 02 de fevereiro.

A comemoração dos 60 anos do CAPC termina em novembro de 2019, com o arranque da 3.ª edição da bienal Anozero, que tem como curador o brasileiro Agnaldo Farias.

Pelo meio, entre outras iniciativas, a instituição vai promover um colóquio sobre o CAPC e criar um projeto coletivo em que vai ter 61 propostas de artistas para as gerações futuras, e que serão guardadas numa cápsula do tempo, apenas aberta daqui a outros 60 anos.

JYGA // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).