Pedido de encomendas à indústria abranda queda em Dezembro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 fev (Lusa) - O índice de novas encomendas na indústria melhorou em dezembro, registando uma diminuição homóloga de 0,8%, menos negativa do que a variação de -3,6% de novembro, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A evolução foi positiva tanto no que diz respeito às encomendas do mercado nacional, que aumentaram 7,3%, atingindo o melhor valor dos últimos 12 meses, como do mercado externo, que registou uma variação de -5,4%.

Em novembro, o índice relativo ao mercado interno era de 2,2% e, em termos de mercado externo, era de -7,1%.

O índice de novas encomendas na indústria mostra a evolução da procura de bens e serviços e serve de indicador para a produção futura. Os índices são obtidos através de um inquérito mensal ao volume de negócios de um conjunto de empresas da indústria transformadora sediadas no território nacional.

RCR // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.