Foragido acusado de crime de violação e furto em Leiria

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 12 dez (Lusa) - O Ministério Público de Leiria acusou um homem dos crimes de evasão, violação, furto e coação agravada, na forma tentada, que terão sido cometidos quando fugiu do Estabelecimento Prisional de Leiria em julho.

Numa nota publicada hoje na página da Procuradoria da Comarca de Leiria, o Ministério Público (MP) refere que na acusação considerou-se "indiciado que, no dia 10 de julho de 2018, o arguido encontrava-se a cumprir pena de prisão no Estabelecimento Prisional de Leiria, estando colocado em Regime Aberto no Interior".

Nesse dia, o homem "conseguiu sair para o exterior das instalações do referido estabelecimento prisional e colocar-se em fuga".

Cerca de dez minutos depois, junto a uma superfície comercial, que não fica muito longe da cadeia, o suspeito "abordou a ofendida que se deslocava a pé".

"Após breve troca de palavras, colocou um braço em volta do pescoço daquela e agarrou-lhe os braços, manietando-a. Ato contínuo, agarrou-a, deitou-a de costas no chão e com a mesma manteve relações sexuais contra a sua vontade", refere a nota.

O arguido retirou ainda 20 euros da carteira da vítima e antes de abandonar o local ameaçou "que a matava se contasse a alguém o ocorrido".

O arguido foi recapturado nesse mesmo dia, ao fim da tarde, por agentes da PSP da Marinha Grande, e conduzido de novo ao Estabelecimento Prisional.

A investigação foi efetuada sob direção do Ministério Público no Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, com a coadjuvação da Polícia Judiciária desta cidade.

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).