Idanha-a-Nova lançou estratégia para inverter curva demográfica e atrair pessoas

| País
Porto Canal com Lusa

Idanha-a-Nova, Castelo Branco, 12 dez (Lusa) - Idanha-a-Nova criou a estratégia "Recomeçar" com o objetivo de atrair pessoas e para tentar inverter a curva demográfica do segundo concelho do país com menor taxa de habitantes por quilómetro quadrado, 6,2.

O concelho de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, perdeu 70% da sua população, passando de 35 mil habitantes em 1950 para os atuais 8.000, a maioria dos quais idosos. Conta com apenas 33% de população ativa.

Apesar desta realidade, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, recusa-se a desistir e criou uma estratégia no sentido de inverter a situação e de travar o êxodo para as grandes cidades, sobretudo aquelas que estão situadas no litoral.

"Rejeitamos a ideia de que a vida rural é apenas um termo para isolamento e subdesenvolvimento. Por isso, decidimos trabalhar nas perceções e na marca de Idanha e preparar-nos para o futuro", explicou o autarca à agência Lusa.

A estratégia "Recomeçar", lançada em março de 2015, inclui quatro programas: O Idanha 'Green Valley', o Idanha Vive, o Idanha Experimenta e o Idanha 'Made In'.

Atualmente, existe no município uma equipa de acolhimento para acompanhar todos aqueles que desejam recomeçar em Idanha-a-Nova.

"O principal objetivo desta estratégia de marca foi inverter a nossa curva demográfica. Com grande satisfação, estamos prestes a fazê-lo. Em 2017, o saldo migratório de Idanha ainda era negativo, mas perdia apenas duas pessoas. Estamos muito ansiosos por poder ver a nossa população a crescer pela primeira vez em 70 anos", afirma Armindo Jacinto.

Para se ter uma noção de escala, o presidente do município avança com alguns exemplos comparativos: Idanha-a-Nova tem 8.232 habitantes e o Museu Rainha Sofia, em Madrid, recebe cerca de 10 mil visitas diárias.

Outro exemplo diz respeito à área do concelho, 1.416 quilómetros quadrados, quando Madrid tem 607 quilómetros quadrados, ou seja, Idanha-a-Nova é 2,3 vezes maior.

Segundo o autarca, desde a implementação desta estratégia, os resultados começam a surgir e são animadores.

"Neste momento, a partir dos projetos apresentados, estima-se a criação de 321 novos postos de trabalho em relação direta com a estratégia Recomeçar, 348 projetos empresariais estão em curso ou em ponderação para serem implementados em Idanha e deste acolhimento foram registados 29 milhões de euros como possível investimento em Idanha, sendo que uma parte já está implementada", conclui.

CAYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".