Nacional de águas abertas decidido por 60 especialistas em Montemor-o-Velho

| Desporto
Porto Canal / Agências

Montemor-o-Velho, 15 mai (Lusa) -- Os principais especialistas da natação em águas abertas vão disputar o campeonato nacional a 15 de maio em Montemor-o-Velho, numa prova que conta com 78 inscritos, 18 dos quais da Grã-Bretanha e Irlanda.

Os nadadores procuram um resultado nos 10 quilómetros que lhes o apuramento para os Mundiais de Barcelona (20 a 27 de julho) e Europeus de juniores na Turquia (26 a 28 de julho).

"Temos expectativas de uma competição renhida, com diversos candidatos aos títulos em ambos os escalões e géneros. Atendendo à proximidade do Mundial de Barcelona e dos Europeus de juniores, permitirá avaliar os principais candidatos, funcionando como um dos critérios (não único) para a seleção dos nossos representantes nessas competições", diz José Manuel Borges, diretor técnico nacional (DTN).

O olímpico Arseniy Lavrentyev (Algés), vice-campeão europeu de 25 quilómetros, e Daniela Pinto (Vitória de Guimarães) venceram a edição de 2012 e estão entre os favoritos ao triunfo.

Segundo o DTN, a presença de nadadores ingleses e irlandeses, a exemplo do que já tinha acontecido em 2012 com atletas do Brasil e da Polónia, "atesta a confiança na organização portuguesa e a boa colocação da competição em termos de calendarização, garantindo aos melhores praticantes nacionais uma competitividade que de outro modo seria difícil de obter".

Com o intuito de promover a prática da disciplina de águas abertas e aumentar o número de oportunidades competitivas para os diferentes escalões, a Federação Portuguesa de Natação organiza também duas provas de teste, uma de três quilómetros (seniores, juniores e juvenis) e outra de 1.500 metros (masters), com um total de 71 atletas.

"A inclusão das duas provas de promoção mereceu uma interessante adesão de praticantes e clubes, permitindo um alargamento do calendário competitivo da disciplina a escalões até agora não contemplados, os juvenis e os masters. Para além disso, abre uma possibilidade de competição aos nadadores juniores e seniores que não concorrem nos 10 quilómetros", refere José Manuel Borges.

RBA // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Em Lausanne "sente-se o portismo, às vezes até mais do que no estádio"

José Silva é Presidente da Casa do FC Porto em Lausanne, na Suíça, há 30 anos. No dia em que os 'Dragões' disputam as meias-finais da UEFA Youth League contra o AC Milan, o reformado recorda com "alegria e orgulho" a conquista da Final 4 em 2019 e perspetiva um resultado positivo na edição de 2024.

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto: De novo no Olival a pensar no Casa Pia

O plantel principal do FC Porto tornou, na manhã desta sexta-feira, a trabalhar no Olival. Os Dragões deram seguimento à preparação da 30.ª jornada da Liga, em que vão defrontar o Casa Pia em Rio Maior (domingo, 18h00, Sport TV).