Nova edição de BD japonesa "Akira", revista pelo autor, sai em Portugal

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 dez (Lusa) - A banda desenhada japonesa futurista "Akira", de Katsuhiro Otomo, é reeditada esta semana em Portugal, numa edição restaurada e revista pelo autor, 36 anos depois da primeira publicação, revelou a editora JBC Portugal.

"Akira", publicado pela primeira vez em 1982 e editado em Portugal nos anos 1990, é uma das mais conhecidas obras de BD de ficção científica do Japão, com a ação centrada numa cidade - Neo Tokyo - devastada pelos efeitos de uma terceira guerra mundial.

Segundo a JBC Portugal, a nova edição de "Akira" foi desenvolvida por Katsuhiro Otomo, de forma a que seja entendida como a edição definitiva da obra, com os materiais originais a serem restaurados e digitalizados.

Cada um dos seis volumes desta reedição terá em média 350 páginas a preto e branco, com a leitura a proceder-se da direita para a esquerda, de forma a aproximar a edição portuguesa do original japonês.

"Tudo isso foi feito para aproximar ao máximo a experiência de leitura japonesa: o manga português, com exceção da língua, é exatamente igual ao publicado no Japão", referiu o editor Júlio Moreno.

Katsuhiro Otomo, 64 anos, é considerado uma das referências da manga, e "Akira" ajudou a popularizar a BD japonesa no Ocidente.

Otomo, que também fez o filme "Akira", é autor de outras obras como "Gun Report" (1973), "Fireball" (1979), "Domu" (1980) e "Mother Sarah" (1990-2004), ilustrado por Takumi Nagayasu.

Em 2015, foi o primeiro autor asiático a vencer o Grande Prémio do Festival de BD de Angoulême, em França.

A editora JBC Portugal começou a publicar manga em Portugal no verão passado, iniciando o catálogo com "The Ghost in the Shell", de Shirow Masamune. Editou também "Ataque dos titãs", de Hajyme Isayama, e "O cão que guarda as estrelas", de Takashi Murakami.

O primeiro volume de "Akira" será apresentado no sábado pelo editor Júlio Moreno, na livraria Kingpin, em Lisboa.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".