EUA declaram a morte dos cinco fuzileiros navais desaparecidos no Japão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 11 dez (Lusa) - Os cinco fuzileiros navais norte-americanos desaparecidos após a colisão, na semana passada, de dois aviões norte-americanos no oceano Pacífico, ao largo do Japão, foram hoje declarados mortos pelo Exército dos EUA.

O Corpo de Fuzileiros decidiu terminar as operações de socorro depois de vários dias de buscas sem sucesso, de acordo com um comunicado. Dos sete ocupantes, apenas um fuzileiro foi resgatado com vida.

"Realizaram-se todos os esforços para encontrar a tripulação", disse o tenente-general Eric Smith, da 3.ª Força Expedicionária da Marinha, saudando a "incrível mobilização de forças norte-americanas, japonesas e australianas".

A colisão ocorreu a 06 de dezembro, entre um caça F/A-18 e um avião de abastecimento KC-130, durante um exercício de treino habitual, depois de os dois aparelhos terem levantado da base em Iwakuni, perto de Hiroshima, no oeste do Japão.

"Não está confirmado que o acidente ocorreu durante uma operação de reabastecimento", disse o comunicado.

Quase 50 mil soldados do exército norte-americano estão destacados no Japão, cerca de metade no arquipélago de Okinawa, no sul, onde os acidentes não são raros.

FST // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.