Brexit: Presidente do Conselho Europeu convoca reunião de líderes para quinta-feira

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 10 dez (Lusa) -- O presidente do Conselho Europeu anunciou hoje que decidiu convocar para quinta-feira uma reunião de chefes de Estado e de Governo da União Europeia sobre o 'Brexit', que incluirá uma discussão sobre o cenário de "não-acordo".

"Decidi convocar um Conselho Europeu sobre o 'Brexit' (artigo 50) para quinta-feira. Não vamos renegociar o acordo, incluindo o 'backstop', mas estamos prontos a discutir com facilitar a ratificação pelo Reino Unido", escreveu Donald Tusk na sua conta na rede social Twitter, horas depois de a primeira-ministra britânica Theresa May ter anunciado o adiamento da votação do acordo concluído com a UE prevista para terça-feira no parlamento britânico.

O presidente do Conselho Europeu acrescenta então na sua mensagem que, "uma vez que o tempo está a esgotar-se", os líderes da União Europeia a 27 irão também discutir "preparativos para o cenário de um não-acordo".

Os chefes de Estado e de Governo da UE a 28 já tinham previsto reunir-se, em Conselho Europeu, em Bruxelas, entre quinta e sexta-feira, pelo que esta reunião sobre o 'Brexit' ocorrerá durante o primeiro dia de trabalhos.

ACC // EL

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.