Exposição com 34 obras candidatas ao Prémio Paula Rego é inaugurada na quinta-feira

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 dez (Lusa) - A exposição da terceira edição do Prémio Paula Rego, com uma seleção de 34 obras de alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), vai ser inaugurada na quinta-feira, foi hoje anunciado.

De acordo com a Casa das Histórias Paula Rego, que lançou o prémio em parceria com a FBAUL, o concurso visa premiar o talento dos alunos para contar uma história através do desenho.

A exposição tem curadoria de Catarina Alfaro, coordenadora da Casa das Histórias, e a seleção de obras dos alunos foi feita pela própria Paula Rego, artista portuguesa radicada em Londres, sendo o valor do galardão de mil euros.

Trata-se do terceiro ano consecutivo da realização do prémio, e o último dedicado exclusivamente aos alunos da FBAUL, de acordo com a organização.

Um dos acontecimentos mais marcantes da vida de Paula Rego foi, segundo a artista, o prémio que lhe foi atribuído na competição anual SummerComposition, enquanto ainda estudante da Slade School of Fine Art, em Londres, em 1954.

Esse reconhecimento determinaria o seu empenho na construção de um território figurativo pessoal, partindo da literatura para a criação pictórica.

"Paula Rego afirma hoje que este prémio lhe deu a confiança necessária para continuar a pintar num contexto que não lhe era favorável, por ser mulher e por não ser britânica. Foi ao recordar o seu impacto que decidiu instituir, no museu dedicado à sua obra, o Prémio Paula Rego", recorda a curadora, num texto sobre o galardão.

A exposição ficará patente até 24 de fevereiro de 2019 e, antes, a 14 de fevereiro, será anunciado o vencedor.

O Prémio Paula Rego é fundamentalmente um prémio de aquisição --- passando a obra premiada a integrar a coleção privada da artista --- e é atribuído em simultâneo com o lançamento do catálogo da exposição das obras selecionadas.

Na primeira edição, em 2016, a obra escolhida pela pintora Paula Rego para integrar a sua coleção pessoal foi "O Presente/the Gift", de Margarida Lestra Salvador.

Nicoleta Sandulescu foi a vencedora da segunda edição do Prémio Paula Rego, com a obra "Comeste? Sim, Mãe".

Podem concorrer a este prémio todos os alunos inscritos nos cursos do 1.° e 2.° ciclos da FBAUL, com matrícula válida à data da candidatura (ano letivo 2018/19 ou ano letivo 2017/18) e que tenham completado o ciclo de estudos.

Nesta segunda edição, a pintora destacou mais cinco obras de que gostou especialmente: "A aula de natação", de Maria Inês Alves, "Mrs. May's dream", de Mariana Tilly, "Gira-sol", de Beatriz Fernandes, "Já estive aí", de Catalina Sandulescu, e "O Caçador", de Sara Tristão.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.