Estações vazias e autocarros cheios marcam manhã de greve do metro em Gaia

Estações vazias e autocarros cheios marcam manhã de greve do metro em Gaia
| Norte
Porto Canal com Lusa

Estações desertas, mais táxis a circular e autocarros cheios é o cenário nesta segunda-feira de manhã em Vila Nova de Gaia, um dos pontos mais requisitados para o acesso ao Porto, em dia de greve do metro.

Filipa Barbosa e Carolina Fraga, alunas de Desporto na Universidade do Porto, moram em Gaia e diariamente fazem o percurso de metro, através da Linha Amarela, até à faculdade que fica no polo da Asprela, junto ao Hospital de São João. Hoje vão apanhar táxi e no regresso a mãe de uma das jovens apanha-as depois do trabalho, contam.

"Já sabia da greve e decidi ir de táxi. É um transtorno porque temos passe e com táxi temos de gastar dinheiro, mas a pé não podíamos ir", disse Filipa Barbosa à agência Lusa cerca das 07:30.

Ao lado Carolina vai fazendo contas à vida. Estima que a corrida de táxi custe ente sete e nove euros.

"Felizmente podemos partilhar os custos e logo temos quem nos vá buscar porque é sempre algo que não contamos e nos sai do orçamento habitual", disse junto à parada de táxi do El Corte Inglês, em Vila Nova de Gaia.

Na mesma paragem está José Luís Oliveira, motorista de táxi há 30 anos. Já veio do Porto e tenciona voltar com mais clientes, nota a cidade "muito vazia no que toca a estações, mas com mais carros a circular nas ruas", descreveu.

"Metro sem serviço por motivo de greve. Estação encerrada. Sem serviço comercial" - é o aviso que corre nos ecrãs das estações de metro do Porto.

Em causa uma paralisação inédita pois em 16 anos de existência, esta é a primeira vez que a operação da Metro do Porto para devido a uma greve.

Em causa estão as reivindicações dos agentes de condução que reclamam a redução da carga laboral, alteração na categoria profissional e mais contratações.

A greve Metro do Porto iniciou-se às 00:00 de hoje e vai prolongar-se até às 06:00 de terça-feira, convocada pelo Sindicato dos Maquinistas.

Os condutores pretendem também que lhes seja atribuída a categoria profissional de maquinista.

Maria Auxilia Cardoso, reformada, também sabia da greve do metro, mas ainda assim arriscou porque queria ir ao mercado à baixa do Porto. Às 08:00 horas ainda permanecia na estação João de Deus a decidir se voltava a casa ou ia apanhar o autocarro, transporte que, descreveu, "tem passado cheio à pinha desde muito cedo".

"Os meus filhos avisaram-me da greve e disseram para me manter em casa, mas eu não estou lá bem. Parar é morrer. Queria ir para o Porto. Vou todas as manhãs cedinho com o passe, mas assim não consigo. Pagar táxi, não pago que me leva a reforma toda", disse Maria Cardoso que acabou por embarcar na carreira 903 da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, autocarro que a levará à Boavista, no Porto.

E o autocarro também acabou por ser a alternativa de Luísa Inácio, administrativa, que todos os dias faz o percurso entre Gaia, iniciando na estação de Santo Ovídeo, e o centro do Porto, saindo na estação da Trindade.

Desconhecia a greve e por isso não se acautelou. Teve de telefonar ao chefe a explicar o atraso e embarcou no autocarro "triste", como referiu à Lusa.

"Começar a semana assim deixa-me triste. Eu até percebo que as pessoas lutem pelos seus direitos, mas isto é muito cansativo e desgasta os passageiros", apontou Luísa Inácio.

A rede do Metro do Porto conta com seis linhas, servindo sete concelhos da Área Metropolitana do Porto.

A Metro do Porto refere que 9.000 pessoas podem ser transportadas por hora em cada linha.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.