Comissão considera nulo deferimento de 2009 que viabilizou obra na Arrábida do Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 09 dez (Lusa) -- A Comissão de Inquérito da Arrábida defende que seja declarado nulo um deferimento de 2009 e os atos seguintes que viabilizaram uma obra privada na escarpa, reconhecendo uma "relação" com o Parque da Cidade sem "intervenção" de Rui Rio.

O "Relatório Final" da Comissão de Inquérito da Assembleia Municipal (AM) do Porto, que ainda não foi votado e a que a Lusa teve hoje acesso, aponta vários fundamentos legais para a autarquia "ponderar seriamente declarar a nulidade do deferimento do Pedido de Informação Prévia [PIP] de 13 de fevereiro de 2009 [no segundo mandato de Rui Rio], e consequente procedimento administrativo" da obra em curso, nomeadamente por estar em causa uma construção "15% superior" à que recebeu luz verde da autarquia em 2002.

Mandatando o presidente da AM para remeter o documento ao Ministério Público (MP), a comissão "reconhece" uma "relação" entre os processos da Arrábida e do Parque da Cidade, notando "que a principal motivação política" do PIP de 2009, relativo à escarpa, foi "a de que o seu deferimento era condição negocial para a assinatura dos acordos judiciais e extrajudiciais do Parque", sem que Rui Rio, atual líder do PSD e ex-presidente da autarquia, tivesse "qualquer intervenção na matéria".

"No contexto dos trabalhos desenvolvidos, não foram produzidas provas, nem [a comissão] teve, por qualquer outro meio, conhecimento de qualquer decisão ou ato do anterior presidente da câmara [Rui Rio], pelo que concluímos que o mesmo, para efeitos do presente relatório, não teve qualquer intervenção na matéria", escreve-se no documento produzido pelo relator escolhido por unanimidade pela comissão, Pedro Braga de Carvalho (PS).

Em investigação pelo MP pelo menos desde abril, a obra na escarpa da Arrábida foi licenciada no fim de 2017 e começou no início do ano, com os trabalhos da primeira fase, relativa a um prédio de 10 pisos e 38 fogos.

No relatório, identificam-se três fundamentações legais para a declaração da nulidade do PIP de 2009.

Uma delas diz respeito ao facto de a obra viabilizada em 2009 ter uma dimensão "superior" à prevista no PIP de 2002 aprovado pela Câmara.

A comissão diz "não conseguir compreender como é que o PIP de 2002 pode hoje ser invocado para legitimar" obras com uma "dimensão superior", acrescentando que "o PIP de 2009 "aumenta injustificadamente a área de construção total em 5.703 metros quadrados" relativamente a 2002.

Para a comissão, "o PIP de 2009 não pode ser sucedâneo de um qualquer deferimento tácito [de um PIP] de janeiro de 2002".

"Julgamos que um PIP não pode, sob pena de violação da lei, legitimar um conjunto de obras cuja dimensão é 15% superuior àquela que nele se admite", afirma-se no relatório.

A comissão cita ainda uma "sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto (TAFP), de outubro de 2010", que "não transitou em julgado", mas "mantém inalterada a validade da sua fundamentação jurídica".

De acordo com o relatório, "a sentença declara não existir qualquer deferimento tácito em 07 de janeiro de 2002 e a nulidade do deferimento do PIP de 13 de fevereiro de 2009".

"Não só a argumentação do Tribunal não foi tida em conta, como a maioria desses pareceres internos e externos parte do pressuposto fático de que houve deferimento tácito a 07 de janeiro de 2002", observa a comissão.

Juntando a isto a "ausência do parecer obrigatório da APDL -- Administração dos Portos do Douro e Leixões", a comissão conclui "que o deferimento do PIP de 2009 é nulo".

O documento "reconhece a existência de uma relação entre o procedimento administrativo que conduziu ao licenciamento e execução do projeto" da Arrábida "e a celebração dos acordos judiciais e extrajudiciais de 2008 e 2009 no âmbito do Parque da Cidade".

Rui Rio anunciou a 17 de julho de 2009 um segundo acordo com o consórcio de empresas com terrenos no Parque da Cidade, segundo o qual a autarquia, que tinha travado construções no espaço verde, tomava posse imediata dos terrenos privados, e estes retiravam todas as ações judiciais contra a Câmara.

Na sequência deste acordo extrajudicial, alcançado em 2008, a Câmara devia ainda tentar vender oito imóveis para pagar às empresas cerca de 43,8 milhões de euros, para evitar uma indemnização de 168 milhões de euros.

O relatório refere uma troca de emails de julho de 2009, em que "é apresentada a tese, pela professora Fernanda Paula Oliveira, de que o deferimento, em 2009, do PIP da Imoloc [empresa que, no início de ambos os processos, era proprietária dos terrenos no Parque da Cidade e na Arrábida] era condição negocial para a assinatura dos acordos do Parque".

A comissão cita ainda "um ajuste direto" à sociedade de advogados "na qual colabora Pedro Gonçalves", o jurista que, segundo os emails e vários testemunhos, elaborou um parecer sobre a Arrábida.

Segundo o caderno de encargos, este ajuste direto de 2010 "teve por objeto a análise jurídica dos contratos decorrentes do Parque da Cidade", mas numa fatura referem-se "honorários pelos serviços prestados até esta data com a elaboração de parecer para a Câmara do Porto -- Imoloc", descreve a comissão.

Nas audições, Ricardo Figueiredo e Gonçalo Gonçalves disseram "desconhecer a relação" entre os dossiês, Paulo Morais "não confirmou qualquer relação" e Lino Ferreira, que deferiu o PIP de 2009, "negou categoricamente" qualquer "relação direta ou indireta" entre processos, "assim como garantiu que nunca discutiu a matéria com Rui Rio, presidente da câmara".

Situada a jusante da Ponte da Arrábida, classificada em 2013 como Monumento Nacional, a empreitada com alvará de obra emitido em fevereiro foi "assumida" pela ZEP [Zona Especial de Proteção] submetida a discussão pública no fim de julho.

Até então, vigorou uma proteção "automática" de 50 metros, que permitiu o avanço dos trabalhos sem parecer prévio das entidades patrimoniais.

Em novembro, o tribunal recusou a pretensão da empresa Arcada para intimar a câmara com vista à emissão do alvará da segunda fase da obra, que contempla, segundo o processo, 16 pisos e 43 fogos, com uma área bruta de construção de 9.201 metros quadrados a implementar numa área de 633 metros quadrados.

ACG // LIL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.