Fim das faturas em papel pouparia 280 mil árvores de serem cortadas por ano

Fim das faturas em papel pouparia 280 mil árvores de serem cortadas por ano
| País
Porto Canal com Lusa

O fim das faturas em papel poderá significar menos 281 mil árvores cortadas por ano, o equivalente a uma floresta do tamanho de 281 campos de futebol, segundo uma estimativa da associação ambientalista Zero.

Depois das notícias que as faturas em papel passarão a ser emitidas apenas quando o cliente pede, a medida integrada no Simplex+2018 levou a associação Zero a “estimar, mesmo de forma grosseira, as poupanças ambientais associadas se todas as faturas aos consumidores fossem eletrónicas”.

Segundo os cálculos aproximados, este ano deverão ser emitidas cerca de 5,6 mil milhões e “admitindo que o tamanho médio de uma fatura é A5 e que o papel tem 75 g/m2”, o fim das faturas em papel significaria “281 mil árvores poupadas por ano”, refere a associação.

Considerando uma ocupação de mil árvores por hectare, a Zero estima que o fim da emissão de faturas traduzir-se-ia no evitar de um corte de floresta de 281 hectares por ano, ou seja, cerca de 281 campos de futebol.

Se a medida anunciada pelo Governo fosse posta em prática a 100%, deixariam de ser emitidas três mil toneladas de dióxido de carbono por ano, que é o necessário para fabricar o papel para as faturas, acrescenta a associação em comunicado.

A Zero sublinha que estas três mil toneladas correspondem às emissões de gases de efeito de estufa de 429 portugueses.

Além do CO2, o fim do fabrico de papel representa também uma poupança de 281 milhões de litros de água por ano, o equivalente ao consumo de cerca de 4.100 habitantes, assim como à redução de 43 GWh (gigawatt-hora) de energia por ano, o que representa “aproximadamente 0,1% do consumo de eletricidade de Portugal”.

Perante estes números, que a ZERO adverte serem “cálculos aproximados” apenas para ter uma ordem de grandeza do impacto ambiental, a associação saúda a medida do Governo e apela aos cidadãos para que adiram.

“Apesar das poupanças não serem extremamente significativas, elas são ainda consideráveis do ponto de vista ambiental no que respeita à redução de emissões e consumos”, conclui.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados