Espetáculo "Fausto" cancelado devido a greve de técnicos do CCB

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa 08 dez (Lusa) - A greve dos técnicos de palco e audiovisuais da Fundação Centro Cultural de Belém (FCCB) levou hoje ao cancelamento do espetáculo "Fausto", adiantou o FCCB, manifestando "surpresa" pelo sucedido já que a paralisação abrangia apenas o trabalho suplementar.

"Foi com a maior surpresa que o Conselho de Administração da FCBB tomou conhecimento de que o espetáculo da tarde de hoje iria ser inviabilizado, por motivo dessa "greve", o que veio a acontecer, apesar de o espetáculo acontecer durante uma jornada normal de trabalho, e não em sede de "trabalho suplementar", facto perante o qual a FCCB não deixará de desenvolver as devidas consequências", salienta em comunicado.

O Conselho de Administração da FCCB afirma que o pré-aviso de greve "era claramente explícito no que se refere ao seu objeto, referindo-se exclusivamente uma "greve ao trabalho suplementar", a partir do dia 01 de Novembro" e destaca que a greve "não tem afetado a programação normal da FCCB, assegurando-se sempre a realização de todos os espetáculos programados".

O Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA/STE) iniciou a 01 de novembro uma greve dos técnicos do Centro Cultural de Belém (CCB), ao trabalho extraordinário, por tempo indeterminado.

"Depois de vários anos de utilização abusiva da figura do trabalho suplementar, o que fez com que os técnicos tenham já intentado uma ação em tribunal contra a FCCB, decidiram estes trabalhadores avançar para esta forma de luta numa demonstração clara de unidade e de que não é possível continuar a permitir que toda a atividade regular da FCCB se baseie em trabalho suplementar", justificou o CENA/STE.

No comunicado, o sindicato defende que "é essencial avançar para um cenário laboral em que o trabalho suplementar sirva para suprir necessidades imprescindíveis e imponderáveis que possam surgir".

No caso do CCB, consideram que, "tendo em conta a programação bastante preenchida e exigente desta casa, é necessário adequar os recursos humanos ao crescente e intenso ritmo de trabalho".

No comunicado assinado pela direção, o sindicato defende "o respeito pelos tempos de descanso dos trabalhadores, a sua vida pessoal e familiar e ter em conta que boa parte do seu trabalho exige um enorme esforço físico devido a longas jornadas de trabalho, horários extremamente irregulares e períodos de descanso reduzidos, pondo em causa a sua segurança e integridade física".

RCR (AG) // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.