Presidente brasileiro anuncia intervenção federal no Estado de Roraima até dia 31

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Brasília, 08 dez (Lusa) - O Presidente do Brasil, Michel Temer, anunciou na sexta-feira uma intervenção federal no Estado de Roraima, no norte do país e na fronteira com a Venezuela, até 31 de dezembro, quando termina o seu mandato.

Michel Temer reuniu-se naquele dia em Brasília, capital do país, com várias autoridades, incluindo os ministros de Segurança Pública, Raul Jungmann, e da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, informando que vai decretar uma "intervenção negociada" no Estado de Roraima.

Aquele Estado brasileiro, um dos mais pobres do país, foi atingido nos últimos meses pela crise migratória, com a chegada de milhares de venezuelanos à região, levando Michel Temer a autorizar, em final de agosto, o uso de militares do Exército para garantir a segunda na fronteira brasileira.

Além disso, Roraima atravessa uma grave crise no seu sistema prisional.

O chefe de Estado brasileiro adiantou não ter encontrado nenhuma saída legal para ultrapassar a situação que está a ocorrer.

Segundo Michel Temer, a governadora de Roraima, Suely Campos, está "de acordo" com a intervenção negociada, pois acredita que a situação se está a complicar, e considerou que a medida é a melhor solução.

"Falei com a senhora governadora e disse que a única hipótese de solucionar esta questão" será "decretar a intervenção até à investidura" do novo governador de Roraima, Antonio Denarium.

"Com isso queremos, na realidade, pacificar as questões de Roraima", frisou Temer que já tinha decretado em fevereiro passado uma intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, que deverá manter-se até 31 de dezembro, quando termina o seu mandato.

Na sexta-feira, mulheres de polícias e militares fecharam várias esquadras, quartéis dos bombeiros e unidades militares, no Estado brasileiro de Roraima, em protesto contra os atrasos salariais dos seus maridos

SR (MYMM) // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.