Astrofísicos descobrem o possível 'gatilho' da aceleração da atmosfera de Vénus

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 dez (Lusa) - Astrofísicos, incluindo o português Pedro Machado, descobriram o que pode ser o 'gatilho' da 'superrotação' da atmosfera de Vénus, onde os ventos são muito fortes porque a rotação da sua atmosfera é mais rápida do que a do planeta.

Os astrofísicos descobriram que há uma aceleração de ventos na atmosfera de Vénus na transição do lado diurno para o lado noturno do planeta, o que, segundo Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), parece ser "a ignição, o gatilho" para a atmosfera de Vénus completar uma volta ao planeta 60 vezes mais rápido do que o período de rotação do próprio planeta.

Depois desta descoberta, hoje divulgada pelo instituto português em comunicado, falta agora confirmar se esta aceleração de ventos registada na zona crepuscular não é esporádica e se se mantém em contínuo em todo o planeta, assinalou à Lusa Pedro Machado.

Para chegar ao resultado, publicado na revista científica Astrophysical Journal, a equipa internacional de astrofísicos da qual faz parte Pedro Machado, e liderada pelo espanhol Javier Peralta, partiu de imagens da sonda espacial japonesa Akatsuki, que se encontra na órbita equatorial de Vénus, e de observações feitas com o telescópio terrestre Galileo, nas Canárias, em Espanha.

Durante um ano, a sonda observou o lado noturno de Vénus, "permitindo analisar as nuvens entre os 48 e os 70 quilómetros de altitude", onde foi detetada a aceleração dos ventos na transição do lado diurno para o lado noturno do planeta.

O estudo das nuvens a estas altitudes só foi possível graças à análise da luz infravermelha (visível apenas com o auxílio de determinados telescópios, como o das Canárias) emitida pelo próprio planeta.

Devido ao efeito de estufa produzido pela sua atmosfera, a zona abaixo dos 48 quilómetros de altitude torna-se demasiado quente, a ponto de emanar "uma grande quantidade de radiação térmica no infravermelho", refere Pedro Machado, citado no comunicado do IA.

Segundo o especialista em sistemas planetários, "esta radiação, ao atingir a camada de nuvens, e sendo estas umas mais densas e outras menos, permite traçar as suas silhuetas nas imagens obtidas no infravermelho", acompanhar a formação de nuvens e "construir o mapa dos ventos ao longo do tempo".

Vénus, ao contrário da Terra e de Marte, tem um período de rotação muito lento, ao girar sobre o seu eixo a cada 243 dias terrestres (o movimento de rotação da Terra e de Marte dura 24 horas).

A atmosfera de Vénus, ao invés da de Marte ou da Terra, roda dessincronizada com o planeta, gerando permanentemente ventos muitos intensos, com velocidades de mais de 360 quilómetros por hora, disse à Lusa Pedro Machado, que parte em janeiro para o Havai, nos Estados Unidos, para uma campanha de observações de Vénus com um telescópio da agência espacial norte-americana NASA.

O objetivo é observar "em contínuo cada zona do planeta" para confirmar se a aceleração de ventos detetada na sua zona crepuscular se mantém uniforme em todas as regiões de Vénus.

ER // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.