Saúde do Centro inicia rastreio visual infantil

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 07 dez (Lusa) -- A Administração Regional de Saúde do Centro anunciou hoje que vai iniciar na segunda-feira, em fase-piloto, o Rastreio Saúde Visual Infantil nos Agrupamentos de Centros de Saúde Dão Lafões e Pinhal Interior Norte, dirigido a crianças com dois anos.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) diz que o rastreio "vai abranger cerca de 2.600 crianças e tem como finalidade diminuir a prevalência da ambliopia, intervindo nas suas causas em idades precoces, o que representa importantes ganhos individuais e sociais".

"O exame do rastreio será realizado por profissionais das unidades dos agrupamentos de centros de saúde, sendo a respetiva leitura da competência do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)", diz a nota de imprensa.

As "alterações detetadas serão encaminhadas para a consulta de oftalmologia no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, no caso dos Agrupamentos de Centros de Saúde Dão Lafões, e do CHUC, relativamente ao Agrupamentos de Centros de Saúde Pinhal Interior Norte.

"No primeiro trimestre de 2019 está previsto o alargamento aos ACeS Baixo Mondego, Baixo Vouga e Pinhal Litoral, e a cobertura integral da região Centro ocorrerá no segundo trimestre de 2019", lê-se na nota.

SSS // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).