Info

Saúde do Centro inicia rastreio visual infantil

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 07 dez (Lusa) -- A Administração Regional de Saúde do Centro anunciou hoje que vai iniciar na segunda-feira, em fase-piloto, o Rastreio Saúde Visual Infantil nos Agrupamentos de Centros de Saúde Dão Lafões e Pinhal Interior Norte, dirigido a crianças com dois anos.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) diz que o rastreio "vai abranger cerca de 2.600 crianças e tem como finalidade diminuir a prevalência da ambliopia, intervindo nas suas causas em idades precoces, o que representa importantes ganhos individuais e sociais".

"O exame do rastreio será realizado por profissionais das unidades dos agrupamentos de centros de saúde, sendo a respetiva leitura da competência do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)", diz a nota de imprensa.

As "alterações detetadas serão encaminhadas para a consulta de oftalmologia no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, no caso dos Agrupamentos de Centros de Saúde Dão Lafões, e do CHUC, relativamente ao Agrupamentos de Centros de Saúde Pinhal Interior Norte.

"No primeiro trimestre de 2019 está previsto o alargamento aos ACeS Baixo Mondego, Baixo Vouga e Pinhal Litoral, e a cobertura integral da região Centro ocorrerá no segundo trimestre de 2019", lê-se na nota.

SSS // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Críticas à greve dos enfermeiros aumentam

Há cada mais vozes a questionar a duração e a forma como está a ser feita a greve dos enfermeiros. O Presidente da República, por exemplo, diz que a greve pode ser incompreendida pela sociedade e defende um equilíbrio entre as razões dos enfermeiros e os sacrifícios para utentes.

Descarrilamento de elétrico em Lisboa faz 28 feridos ligeiros

As autoridades conseguiram já desencarcerar todas as vítimas do descarrilamento do elétrico da carreira 25, em Lisboa, que provocou 28 feridos ligeiros, segundo o balanço dos bombeiros feito no local.

Legião da Boa Vontade entrega 800 cabazes de natal em todo o país

A Legião da Boa Vontade vai entregar em todo o país 800 cabazes de natal. Hoje cem famílias carenciadas de braga receberem alimentos e brinquedos.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.