Faltam bilingues nas áreas de direito e cooperação económica sino-lusófona - Fórum Macau

| Economia
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 07 dez (Lusa) -- A secretária-geral do Secretariado Permanente do Fórum de Macau disse hoje que há uma carência de quadros qualificados bilingues nas áreas do direito e na cooperação económica entre a China e os países de língua portuguesa.

"Há uma necessidade crescente do mercado nas áreas de cooperação económica e do direito", afirmou Xu Yingzhen à margem do Seminário sobre Ensino e Formação de Bilingues entre a China e os Países de Língua Portuguesa que começou hoje na Universidade de Macau e que se prolonga até sábado.

"Todos esses campos necessitam de quadros bilingues", reforçou a responsável do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, antecipando uma maior exigência do mercado, em sintonia com o crescimento das trocas comerciais sino-lusófonas que aumentaram dez vezes nos últimos 15 anos (dos quase dez mil milhões para os 103 mil milhões de euros).

Na intervenção de abertura do seminário, Xu Yingzhen destacou a resposta dada pelo Governo de Macau que anunciou para 2019 um reforço das políticas de incentivo à formação de quadros qualificados bilingues e mostrou-se confiante na capacidade do território em criar uma plataforma inovadora em áreas que vão desde "a educação, indústria, comércio e peritos de ensino de português".

Já o reitor da Universidade de Macau reiterou a ambição da instituição em dar resposta "à cada vez maior procura de quadros qualificados bilingues", já depois desta ter "investido em mais recursos", com a reformulação de cursos, aumento de vagas e contratação de mais docentes.

Younhua Song expressou a sua convicção de que o seminário organizado pelo Fórum e Universidade de Macau será importante para "conhecer a procura de cada um dos setores" de falantes de chinês/português.

JMC // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.