Municípios da Região Coimbra preparam intervenção conjunta na proteção civil

| Mundo
Porto Canal / Agências

Coimbra, 09 fev Lusa) -- A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra "está a preparar-se para intervir" de "forma coordenada" na área da proteção civil, disse hoje à agência Lusa o presidente daquela entidade, Manuel Machado.

"Os bombeiros ficaram órfãos com a extinção dos governos civis" e, além disso, "a proteção civil não deve ser confinada apenas a um território municipal", deve "ter uma área mais vasta", sustentou Manuel Machado, explicando a opção.

A CIM da Região de Coimbra está, por isso, "a preparar-se para intervir, a este nível, de forma coordenada, para aumentar a sua capacidade" de intervenção em determinadas situações, sublinhou o autarca, que também preside à Câmara Municipal de Coimbra e à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

A comunidade também "está a desenvolver um importante trabalho" sobre a sua "intervenção no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio", assegurou Manuel Machado, adiantando que está a ser elaborado "um plano estratégico, agregando a vontade dos 19 municípios [que integram a CIM], para a aplicação de financiamentos" europeus.

"A empregabilidade" é área prioritária para a aplicação daqueles fundos, mas a CIM da Região de Coimbra também está empenhada em "concluir infraestruturas para dar coesão territorial a este espaço e, ao mesmo tempo, para preparar a sua intervenção na área da proteção civil", salientou Manuel Machado.

Resultado da associação dos dez concelhos que formavam a CIM do Baixo Mondego com nove municípios da também desaparecida CIM do Pinhal Interior Norte, a CIM Região de Coimbra, com sede nesta cidade, "está a concluir a fase de instalação".

Eleito, por unanimidade, em 08 de outubro de 2013, presidente da CIM Região de Coimbra, Manuel Machado manifestou, na sequência da sua escolha para suceder a Fernando Ruas na liderança da ANMP, a intenção de abandonar o cargo na CIM.

Os autarcas de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino (PS), e de Arganil, Ricardo Pereira Alves (PSD) ocupam os lugares de vice-presidentes da CIM, sendo seu secretário-geral o anterior presidente da Câmara Condeixa-a-Nova, o socialista Jorge Bento.

Constituída pelos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, do distrito de Coimbra, Mortágua (Viseu) e Mealhada (Aveiro), a CIM Região de Coimbra abrange uma população de cerca de 400 mil habitantes.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.