Info

Festival de Cinema AVANCA 2019 recebe filmes em Realidade Virtual

| País
Porto Canal com Lusa

Estarreja, Aveiro, 06 dez (Lusa) -- O Festival Internacional de Cinema AVANCA 2019 tem abertas as inscrições para as suas diversas competições, recebendo, pela primeira vez, filmes em Realidade Virtual, anunciou hoje a organização.

Segundo um comunicado da organização, o festival, que irá decorrer de 24 a 28 de julho, em Estarreja, terá pela primeira vez uma competição destinada aos filmes de 360 graus, conhecidos como obras VR (Virtual Reality).

"Em julho, um novo ecrã vai-se ocupar de novos filmes que, sem limites, permitem ao espetador poder olhar para todas as dimensões e espaços, num novo modo de ver cinema", refere a mesma nota.

De acordo com a organização, está prevista a exibição de filmes narrativos, mas também experimentais, que, afastando-se dos jogos pela ausência da interatividade, "abrem um novo mundo de criatividade, narrativa e estética fílmica".

A organização adianta que o AVANCA "tem já o hábito da antecipação tecnológica no espaço do cinema", lembrando que "foi o primeiro festival de cinema em Portugal a premiar CD Interativos, vídeo blogs, trailers, a receber Blu-Ray, além de ter sido o primeiro a premiar obras que fazem aqui a sua estreia mundial".

"O olhar para todos os suportes do cinema é uma dinâmica que está presente neste festival desde a sua fundação, em 1997, procurando as alternativas apesar de manter sempre o foco no grande ecrã", refere a mesma nota.

As inscrições para o AVANCA 2019 decorrem até 15 de abril, com um primeiro momento até 31 de dezembro.

Em competição vão estar longas-metragens de ficção e documentários, além das curtas-metragens de animação, ficção, documentários e obras experimentais.

Será atribuído um prémio ao melhor trabalho de cada categoria: Cinema (longa-metragem), Cinema (curta-metragem), Televisão, Vídeo, VR e Trailer. Também serão atribuídos prémios, entre outros, à melhor Animação, ao melhor Ator/Atriz e à melhor Direção de Imagem.

O festival dá ainda continuidade aos Prémios Cineasta, distinguindo realizadores com menos de 30 anos e com mais de 60 anos, Prémio Cineasta Júnior e Prémio Cineasta Sénior respetivamente.

"Se imensos eventos têm prémios para jovens cineastas em início de carreira, são muito raros os que distinguem especificamente autores de idade avançada, uma época da vida onde passa a ser tão difícil fazer um filme como quando se começou", vinca a organização.

O AVANCA 2019 é organizado pelo Cine Clube de Avanca e pala Câmara de Estarreja.

JYDN // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pescadores dizem-se prejudicados por erro nos cálculos da Segurança Social

A Associação de Apoio aos Profissionais de Pesca diz que os pescadores foram prejudicados no cálculo das reformas da Segurança Social. Em causa está a contagem dos dias de trabalho e a não obtenção das reformas que afeta centenas de trabalhadores.

25 de Abril: As mudanças sociais, políticas e económicas em 45 anos de democracia

Em 2019 a Revolução do 25 de Abril faz 45 anos. Antes da revolução, Portugal era um país pobre, sem liberdade, em guerra e com inúmeros défices nas áreas da educação e saúde. Em paralelo com os dias de hoje o que mudou?

Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Viseu e Guarda sob aviso amarelo devido ao vento e queda de neve

Sete distritos de Portugal continental estão esta quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.