Festival de Cinema AVANCA 2019 recebe filmes em Realidade Virtual

| País
Porto Canal com Lusa

Estarreja, Aveiro, 06 dez (Lusa) -- O Festival Internacional de Cinema AVANCA 2019 tem abertas as inscrições para as suas diversas competições, recebendo, pela primeira vez, filmes em Realidade Virtual, anunciou hoje a organização.

Segundo um comunicado da organização, o festival, que irá decorrer de 24 a 28 de julho, em Estarreja, terá pela primeira vez uma competição destinada aos filmes de 360 graus, conhecidos como obras VR (Virtual Reality).

"Em julho, um novo ecrã vai-se ocupar de novos filmes que, sem limites, permitem ao espetador poder olhar para todas as dimensões e espaços, num novo modo de ver cinema", refere a mesma nota.

De acordo com a organização, está prevista a exibição de filmes narrativos, mas também experimentais, que, afastando-se dos jogos pela ausência da interatividade, "abrem um novo mundo de criatividade, narrativa e estética fílmica".

A organização adianta que o AVANCA "tem já o hábito da antecipação tecnológica no espaço do cinema", lembrando que "foi o primeiro festival de cinema em Portugal a premiar CD Interativos, vídeo blogs, trailers, a receber Blu-Ray, além de ter sido o primeiro a premiar obras que fazem aqui a sua estreia mundial".

"O olhar para todos os suportes do cinema é uma dinâmica que está presente neste festival desde a sua fundação, em 1997, procurando as alternativas apesar de manter sempre o foco no grande ecrã", refere a mesma nota.

As inscrições para o AVANCA 2019 decorrem até 15 de abril, com um primeiro momento até 31 de dezembro.

Em competição vão estar longas-metragens de ficção e documentários, além das curtas-metragens de animação, ficção, documentários e obras experimentais.

Será atribuído um prémio ao melhor trabalho de cada categoria: Cinema (longa-metragem), Cinema (curta-metragem), Televisão, Vídeo, VR e Trailer. Também serão atribuídos prémios, entre outros, à melhor Animação, ao melhor Ator/Atriz e à melhor Direção de Imagem.

O festival dá ainda continuidade aos Prémios Cineasta, distinguindo realizadores com menos de 30 anos e com mais de 60 anos, Prémio Cineasta Júnior e Prémio Cineasta Sénior respetivamente.

"Se imensos eventos têm prémios para jovens cineastas em início de carreira, são muito raros os que distinguem especificamente autores de idade avançada, uma época da vida onde passa a ser tão difícil fazer um filme como quando se começou", vinca a organização.

O AVANCA 2019 é organizado pelo Cine Clube de Avanca e pala Câmara de Estarreja.

JYDN // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.