Info

Estação Teatral da Beira Interior recorda Cabo Verde nos anos da fome de 1930/1940

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Fundão, Castelo Branco, 06 dez (Lusa) - A ESTE - Estação Teatral da Beira Interior, companhia de teatro sediada no Fundão, estreia hoje a peça "Coração que é livre fica", uma criação própria inspirada no romance "Chiquinho", do escritor cabo-verdiano Baltasar Lopes da Silva.

"Com encenação de Nuno Pino Custódio, a nova criação da ESTE faz uma viagem por um cenário de seca e fome que, nos anos 30 e 40 do século XX, atingiu imperiosamente todo o arquipélago de Cabo Verde, levando a uma vaga de emigração à procura de melhores condições de vida na América", adianta esta companhia de teatro do distrito de Castelo Branco, em comunicado de imprensa enviado à Lusa.

O fio condutor do drama, que liga todas as personagens, desenha-se através das atribulações de "Chiquinho", "um jovem de origem modesta mas livre num mundo desconhecido".

Com esta criação, a ESTE também volta a apostar num "ponto de partida que vem da literatura ficcional e do romance, sem, todavia, depender dele", o que já tinha feito na peça "Terra sonâmbula" (2015), adaptação do romance de estreia do moçambicano Mia Couto.

"Coração que é livre fica" é 36.ª criação da ESTE e conta com interpretação de Carlos Pereira, Diana Taborda, Heloísa Simões e Tiago Sarmento.

Terá música ao vivo com Alexandre Barata, Paula Galhano e Pedro Rufino, este último também responsável pela direção musical. A cenografia e figurinos são da responsabilidade de Patrícia Raposo.

A estreia está marcada para hoje, às 21:30, no auditório da Moagem Cidade do Engenho e d'Artes, no Fundão, e a peça ficará em cena até 15 de dezembro com apresentações de quinta-feira a sábado, às 21:30.

CYC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Termina sequestro em autocarro no Rio de Janeiro, suspeito morto pela polícia

O sequestro dos passageiros de um autocarro na ponte que liga a cidade brasileira do Rio de Janeiro e Niterói terminou cerca das 09h00 locais (13h00 em Lisboa) com a morte do suspeito, informou a Polícia Militar.

Twitter bane propaganda dos 'media' controlados pelo Estado após suspender contas associadas à China

A rede social Twitter informou esta terça-feira que não aceitará mais "propaganda de órgãos de imprensa controlados pelo Estado", condenando comportamentos "manipuladores", depois de anunciar que suspendeu quase mil contas associadas ao regime chinês.

Quatro mil pessoas retiradas de casa devido a incêndio na Grã Canária, Espanha

Um incêndio florestal que lavra desde sábado em Valleseco, na ilha espanhola Grã Canária, obrigou à retirada de quatro mil pessoas de 40 localidades, informou este domingo o presidente do Governo das Ilhas Canárias.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.