Neve no Japão causou pelo menos sete mortos e mais de mil feridos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 09 fev (Lusa) -- Uma tempestade de neve, inédita em quase meio século na capital japonesa, causou sete mortos e ferimentos em mais de mil pessoas este fim de semana, de acordo com um balanço provisório da estação de televisão pública NHK.

Um manto de neve de 27 centímetros cobria Tóquio no sábado, o maior nevão registado nos últimos 45 anos, de acordo com a agência meteorológica.

De acordo com várias filiais locais da emissora pública NHK, sete pessoas morreram em acidentes devido à neve e pelo menos 1.051 pessoas em todo o país ficaram feridas em quedas ou colisões.

A tempestade de neve atingiu a capital na véspera da eleição do governador, podendo afetar o curso da votação na cidade de 13 milhões de pessoas, estimaram observadores citados pela AFP.

As imediações das assembleias de voto foram limpas para facilitar o acesso a mais de dez milhões de eleitores chamados a eleger o governador da capital.

À medida que a depressão seguiu ao longo da costa norte do Pacífico, a cidade de Sendai acumulou 35 centímetros de neve, o maior registo em 78 anos.

Foram registados 5.300 acidentes em 35 prefeituras afetadas pela queda de neve, de acordo com a mesma fonte.

Mais de 20.000 casas ficaram sem energia na manhã de hoje e 300 voos foram cancelados, depois de no sábado terem sido cancelados 740.

No início do dia de hoje, cerca de 5.000 passageiros permaneciam retidos no Aeroporto Internacional de Tóquio - Narita, devido ao mau estado das estradas que ligam a infraestrutura à capital, uma distância de cerca de 60 quilómetros.

O tempo estava relativamente normalizado em Tóquio na manhã de hoje, mas mais queda de neve era aguardada no norte do país.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.