Movimento Democrático de Moçambique venceu eleição repetida no Gurúè -- Observatório Eleitoral

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 09 fev (Lusa) - O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) venceu as eleições municipais repetidas, realizadas no sábado na cidade de Gurúè, província da Zambézia, no centro de Moçambique, segundo contagens paralelas divulgadas pela organização Observatório Eleitoral.

Segundo aqueles números, divulgados hoje pelo Boletim sobre o processo político em Moçambique, Orlando Janeiro, candidato do MDM, obteve 7.812 votos (55% do total), contra 6.385 votos (45%) conquistados por Jahanguir H. Jussub, o candidato da Frelimo, partido no poder.

Nas anteriores eleições, realizadas em 20 de novembro de 2013, mas mandadas repetir pelo Conselho Constitucional de Moçambique, por "irregularidades graves", o candidato da Frelimo tinha alcançado a maioria dos votos, num número de escrutínios que manteve agora, mas que se revelou insuficiente perante o aumento, em 1.100 votos, da votação obtida no sábado pelo seu adversário do MDM.

O MDM ganhou igualmente, com 54%, a votação para a assembleia municipal de Guruè, conhecida como a capital do chá, localizada numa região remota da província da Zambézia.

A confirmar-se esta vitória, o MDM passa a gerir quatro municípios: Beira (capital da província de Sofala), Nampula (capital da província de Nampula), Quelimane (capital da província da Zambézia) e Gurúè, enquanto a Frelimo governa as restantes 49 autarquias.

A Renamo, principal partido da oposição, não concorreu às eleições municipais de novembro, por discordar da composição dos órgãos eleitorais.

LAS // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.