Info

Projeto "Três Culturas Três" sábado no Palácio da Bolsa no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 05 dez (Lusa) - O projeto "Três Culturas Três" sobe ao palco do Salão Árabe, no Porto, sábado para apresentar a fusão de alaúdes árabes com guitarra flamenca, mandola judaica e outros instrumentos, indicou hoje a organização.

O espetáculo, que vai realizar-se no Palácio da Bolsa, tem o nome "A Iberia das Três Culturas" é de entrada gratuita, mediante solicitação de convite, e está a ser promovido pela Culturdouro e Cooperativa do Povo Portuense.

Nota enviada à agência Lusa sobre o espetáculo descreve que "Três Culturas Três" é "um projeto de fusão musical e cultural das três fundamentais culturas e religiões ibéricas anteriores ao domínio de uma cultura e religião principal, e posterior perseguição e expulsão das demais".

"A fusão de alaúdes árabes com guitarra flamenca, mandola judaica e outros instrumentos, conferem a este concerto um caráter único e uma experiência musical inolvidável", continua a descrição do projeto.

Em palco estarão músicos que têm feito o seu percurso em várias latitudes, mas que têm em comum as sonoridades de fusão de vários instrumentos.

A organização destaca a participação de Paco Diéz, condecorado em 2007 pela autoridade Nacional do ladino, convidado por Filipe VI, rei de Espanha para atuar no palácio Real e nomeado para o Prémio Princesa de Astúrias das Artes 2016.

Junta-se a ele Wafir Gibril, nascido no Sudão do Sul, estudou no Conservatório Superior de Jartum, um músico considerado "versátil e multi-instrumentista", conforme se lê na apresentação do espetáculo.

Soma-se Raúl Olivar, descrito como "um dos guitarristas mais promissores de Espanha", atualmente professor na Escola Profissional de Dança de Castela y León em Valladolid, considerado "um virtuoso executante de flamenco" e autor de vários discos.

E, por fim, Carlos Ramirez, músico multi-instrumentista e também especialista em repertório sefardita que executa a sua cultura adquirida pelo facto de ter residido em Creta, sendo descrito como "um intérprete de todos os cancioneiros mediterrânicos por excelência".

"Os protagonistas do projeto são músicos de renome internacional, cristãos, judeus e muçulmanos, que apostam na música como linguagem verdadeiramente universal e - como se comprova neste projeto - capaz de unir os povos e as culturas", concluiu a apresentação do espetáculo agendado para sábado.

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Tiago Braga vai ser o novo presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto

O próximo presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto será Tiago Braga, ex-chefe de gabinete do presidente da Câmara de Gaia, apurou em exclusivo o Porto Canal. O cargo estava por preencher desde que o anterior presidente foi para o executivo, em fevereiro.

(em atualização)

Mais de mil estudantes manifestam-se no Porto em defesa do planeta

A segunda greve climática estudantil, reuniu hoje, no Porto, mais de mil jovens que, pelas ruas da cidade exigiram medidas em defesa do planeta e alertaram para a crise climática que está a pôr em risco o seu futuro.

Crianças da região Transmontana obrigadas a fazer centenas de quilómetros para terem acesso a tratamentos diferenciados de saúde

As crianças da região Transmontana têm que fazer centenas de quilómetros para ter acesso a alguns tratamentos diferenciados de saúde que só existem no hospital de Vila Real. É o caso de Lucas, de Bragança, que precisou de fazer uma ecografia cardíaca.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.