Projeto "Três Culturas Três" sábado no Palácio da Bolsa no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 05 dez (Lusa) - O projeto "Três Culturas Três" sobe ao palco do Salão Árabe, no Porto, sábado para apresentar a fusão de alaúdes árabes com guitarra flamenca, mandola judaica e outros instrumentos, indicou hoje a organização.

O espetáculo, que vai realizar-se no Palácio da Bolsa, tem o nome "A Iberia das Três Culturas" é de entrada gratuita, mediante solicitação de convite, e está a ser promovido pela Culturdouro e Cooperativa do Povo Portuense.

Nota enviada à agência Lusa sobre o espetáculo descreve que "Três Culturas Três" é "um projeto de fusão musical e cultural das três fundamentais culturas e religiões ibéricas anteriores ao domínio de uma cultura e religião principal, e posterior perseguição e expulsão das demais".

"A fusão de alaúdes árabes com guitarra flamenca, mandola judaica e outros instrumentos, conferem a este concerto um caráter único e uma experiência musical inolvidável", continua a descrição do projeto.

Em palco estarão músicos que têm feito o seu percurso em várias latitudes, mas que têm em comum as sonoridades de fusão de vários instrumentos.

A organização destaca a participação de Paco Diéz, condecorado em 2007 pela autoridade Nacional do ladino, convidado por Filipe VI, rei de Espanha para atuar no palácio Real e nomeado para o Prémio Princesa de Astúrias das Artes 2016.

Junta-se a ele Wafir Gibril, nascido no Sudão do Sul, estudou no Conservatório Superior de Jartum, um músico considerado "versátil e multi-instrumentista", conforme se lê na apresentação do espetáculo.

Soma-se Raúl Olivar, descrito como "um dos guitarristas mais promissores de Espanha", atualmente professor na Escola Profissional de Dança de Castela y León em Valladolid, considerado "um virtuoso executante de flamenco" e autor de vários discos.

E, por fim, Carlos Ramirez, músico multi-instrumentista e também especialista em repertório sefardita que executa a sua cultura adquirida pelo facto de ter residido em Creta, sendo descrito como "um intérprete de todos os cancioneiros mediterrânicos por excelência".

"Os protagonistas do projeto são músicos de renome internacional, cristãos, judeus e muçulmanos, que apostam na música como linguagem verdadeiramente universal e - como se comprova neste projeto - capaz de unir os povos e as culturas", concluiu a apresentação do espetáculo agendado para sábado.

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.